26 SET 2017
Campanha de Multivacinação imuniza mais de mil crianças e adolescentes

A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Saúde, realizou, entre os dias 11 e 22 de setembro, a Campanha de Multivacinação, com o objetivo de atualizar a caderneta vacinal de crianças e adolescentes de 0 a 15 anos incompletos, que estavam em atraso com vacinas ou que ainda não haviam recebido doses contra as doenças imunopreveníveis. A campanha envolveu todas as Unidades Básicas de Saúde e vacinou, ao todo, 1.107 pessoas.

Segundo balanço da secretaria, 4.322 pessoas procuraram os locais de vacinação durante o período, no entanto, apenas 26% deste público necessitaram ser imunizados, o que demonstra que a população do município está mais consciente sobre a importância da prevenção.

De acordo com a secretária de Saúde, Sandra Lima, os dados registrados demonstram uma alta adesão do público-alvo e, principalmente, o cuidado que os familiares têm para com seus descendentes.

“Quando a Saúde efetua estas atividades sabemos que o sucesso depende de um trabalho conjunto dos profissionais da nossa pasta e de uma participação massiva da população e isto foi visto na campanha. Nosso objetivo é proporcionar uma melhor qualidade de vida com um trabalho efetivo da rede municipal de Saúde”, explica a secretária.

Durante todo o ano, a secretaria de Saúde disponibiliza a crianças e adolescentes vacinas para a proteção contra 18 doenças, sendo elas: BCG (que protege contra a tuberculose, principalmente a tuberculose miliar e a neurotuberculose); Rotavírus (um dos principais agentes etiológicos que causam diarreia); Poliomielite (protege contra a paralisia infantil); Pentavalente (protege contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e Haemophilus influenza tipo b – Bib); Pneumocócica conjugada 10-valente (previne cerca de 70% das doenças graves – pneumonia, meningite e otite – em crianças, causadas por dez sorotipos de pneumococos); Meningocócica conjugada C (previne doenças causadas pelo meningococo C, incluindo meningite e meningococcemia); Febre Amarela; SCR (contra sarampo, caxumba e rubéola); Influenza; Varicela; Hepatite A e HPV (protege contra o câncer de colo de útero, verrugas genitais, câncer anal, pênis, orofaringe e verrugas genitais).

Em caso de dúvidas ou atraso da caderneta vacinal, os moradores podem procurar as Unidades de Saúde do município.