26 SET 2017
Mapa do Turismo destaca Olímpia como destino de brasileiros e estrangeiros

O Ministério do Turismo divulgou, neste mês, o novo Mapa do Turismo Brasileiro. A atualização de 2017 contemplou o aumento do número de municípios e regiões turísticas, em comparação com o ano passado. Ao todo, as cidades passaram de 2.175 para 3.285 e as regiões de 291 para 328. A mudança é válida para o biênio 2017-2019.

Neste cenário, a Estância Turística de Olímpia tem ocupado papel de destaque. Além do município se manter, há anos, inserido no Mapa do Turismo Brasileiro, a cidade é um das 168 do país consideradas como Categoria "B". Segundo essa categorização, os municípios A, B e C são aqueles estruturados e que apresentam expressivo fluxo nacional e internacional de turistas.

A ferramenta destaca os municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento. Além disso, é um instrumento de orientação para definição de políticas públicas, tendo como foco a gestão, estruturação e promoção do turismo, de forma regionalizada e descentralizada.

O Sudeste é a macrorregião do país com maior número de regiões turísticas, sendo São Paulo o Estado com mais regiões (51) e mais municípios (432) integrantes do mapa, o que demonstra a forte participação e o desenvolvimento do turismo nas cidades paulistas.

Localizada no noroeste paulista, sobre o Aquífero Guarani, a cidade de Olímpia integra a Região Turística Águas Sertanejas, composta por 13 municípios (Olímpia, Barretos, Guaraci, Colômbia, Guaíra, Colina, Viradouro, Bebedouro, Pirangi, Taiaçu, Vista Alegre do Alto, Cajobi e Tabapuã) e também o Circuito Turístico Noroeste Paulista juntamente com os municípios de Catanduva, Novo Horizonte, São José do Rio Preto, Sales, Tabapuã, Uchoa e Ibirá.

Com o objetivo de fortalecer a Região Turística Águas Sertanejas, representantes dos municípios integrantes estão se reunindo frequentemente para fomentar o processo de regionalização. A proposta é elaborar um Plano Regional de Turismo para direcionar o desenvolvimento das ações regionais.

A ação conta com o apoio das unidades do Senac de Barretos e Bebedouro. Já foram realizados dois encontros, sendo um em agosto e outro na tarde dessa segunda-feira (25), no Museu de Bebedouro, um forte atrativo turístico da região.

Na ocasião, a Estância Turística de Olímpia foi representada pela secretária interina de Turismo, Rosali Ducatti e pela turismóloga Cristina Prado. A próxima reunião será realizada no dia 13 de outubro, na cidade de Tabapuã.