Olímpia/SP, 20 de junho de 2019

19/09/2017
Profissionais da Saúde participam de capacitação de primeiros socorros

A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Saúde, realizou nesta terça-feira (19) um treinamento de Suporte Básico de Vida em Cardiologia na Unidade Básica de Saúde Dr. Waldemar Lopes Ferraz, localizada no Jardim Tropical II. O treinamento é organizado por uma parceria do setor de Educação Permanente, Humanização e Ouvidoria, com o SAMU e a Atenção Básica.

A capacitação, ministrada pela enfermeira coordenadora do SAMU de Olímpia Natália Greici Andreo Estabio, trouxe aos funcionários conhecimento teórico e prático acerca de Reanimação Cardiopulmonar (RCP), instruindo tecnicamente os profissionais de saúde e profissionais da UBS leigos no tema, em relação ao atendimento inicial a pacientes vítimas de parada cardiorrespiratória.

Durante o treinamento, os profissionais realizaram procedimentos de reanimação em bonecos específicos para o treinamento de RCP. Além disso, os profissionais foram orientados de quanto mais ágil e preciso for o atendimento, mais chances de vida o paciente tem.

Segundo a secretária de Saúde, Sandra Lima, essas capacitações qualificam o profissional e, com isso, fornecem ao usuário da rede pública de saúde melhores condições de atendimento.

“Com o profissional qualificado, estes procedimentos aumentam a chance de sobrevida do paciente que encontra-se em estado de parada cardíaca. Sabemos que cada segundo no atendimento é essencial para um paciente, então capacitar nossos profissionais é uma maneira de garantir um atendimento mais adequado”, explica a secretária.

Os profissionais das demais Unidades Básicas de Saúde de Olímpia também receberão a capacitação de Reanimação Cardiopulmonar. As datas e horários ainda serão definidos.