14 SET 2017
Olímpia hospedou cerca de 40 mil turistas no último feriado

Superando a expectativa dos meios de hospedagem, o feriado prolongado da Independência do Brasil, que compreendeu os dias 7, 8, 9 e 10 de setembro, registrou a excelente taxa de ocupação de 93,8% dos leitos da Estância Turística de Olímpia. O índice é de 15 pontos percentuais a mais do que a média apontada pela hotelaria na Pesquisa de Expectativa, realizada em agosto.

De acordo com o relatório da Pesquisa de Ocupação Real, divulgado nesta semana pela secretaria de Turismo, a taxa representa que o município hospedou uma média de 9.312 pessoas por dia ou ainda 37.248 turistas, durante os quatro dias do feriado prolongado. A taxa do feriado da Independência é a maior registrada até o momento em 2017, tendo superado inclusive a média do Carnaval que ficou em 91,1%.

Ainda segundo o levantamento, 69,1% dos meios de hospedagem regularizados apresentaram 100% de ocupação na data. Além disso, apenas uma pequena parte da hotelaria (3,4%) registrou ocupação dos leitos abaixo de 40%, o que reforça o desempenho positivo da Estância Turística.

Além dos turistas que se hospedaram, o município recebeu também visitantes para day-use, que são os que não permanecem mais de 24 horas na cidade. Segundo o Thermas dos Laranjais, a estimativa é que o parque tenha recebido, no total, mais de 40 mil pessoas, com destaque para a sexta-feira (8), em que o atrativo recebeu 17 mil visitantes. O recém-inaugurado Hot Beach também apresentou bom movimento, sendo que a sexta-feira também foi a de maior público com cerca de 6 mil pessoas.

“Os feriados prolongados são tradicionalmente fortes para o nosso município, mas o feriado de 7 de Setembro, como mostra a pesquisa, foi uma alavanca para o segundo semestre, superando a expectativa dos empreendimentos e também movimentando a economia da cidade como um todo”, analisa o secretário de Turismo, Dr. Selim Murad.

Apesar de ser considerado um mês de baixa temporada para a maioria dos destinos brasileiros, agosto tem sido cada vez mais um mês de procura na Estância Turística de Olímpia.

A crescente demanda se dá principalmente pela Festa do Peão de Barretos que recebe milhões de visitantes e movimenta toda a região, incluindo Olímpia que possui grande oferta hoteleira e está localizada a apenas 40 km do município. Além disso, o Festival do Folclore de Olímpia também tem ampliado a busca pela cidade e atraído mais turistas a cada ano.

Segundo a Pesquisa de Ocupação da secretaria de Turismo, a taxa de ocupação dos meios de hospedagem de Olímpia durante a Festa do Peão de Barretos deste ano foi 19,9% maior que a registrada em 2016, sendo 67,2% e 47,3% respectivamente. Isso significa que o município hospedou uma estimativa de 66.500 pessoas durante os 10 dias do evento.

Já a média mensal de ocupação de agosto ficou em 51,4%, o que representa que o município hospedou cerca de 5 mil pessoas por dia ou ainda mais de 150 mil ao longo do mês.