11 SET 2017
Desfile de 7 de Setembro reúne mais de 5 mil pessoas

Na última quinta-feira (7), a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Educação, realizou o tradicional desfile cívico em comemoração aos 195 anos de Independência do Brasil. O evento teve a participação recorde de 5 mil pessoas, sendo mais de 3 mil integrantes e um público de cerca de 2 mil cidadãos.

O ato teve início por volta das 8 horas da manhã com o hasteamento das bandeiras, no centro da Praça Rui Barbosa, e execução dos hinos Nacional, da Independência e a Olímpia. Em seguida, 56 grupos percorreram o trecho da Rua David de Oliveira, com saída da Rua Síria e dispersão na Rua Coronel Francisco Nogueira.

O desfile foi aberto pelas viaturas do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, seguidos pelos atiradores do Tiro de Guerra 02-025; escolas municipais, estaduais e particulares; APAE de Olímpia; projetos de igrejas; projetos sociais das secretarias de Assistência Social e Cultura, Esportes e Lazer; clubes de serviços; fanfarras; grupos de escoteiros; faculdades; grupos parafolclóricos; ONGs e associações.

Com o tema “Diversidade, Independência e Liberdade”, os grupos envolvidos levaram para o desfile cartazes com frases, expressões e apresentações em alusão ao respeito, à diversidade cultural, à educação, ao patriotismo, entre outros.

“Ficamos muito contentes com a grande participação da população e com o número recorde de integrantes que desfilaram. Vimos muito envolvimento dos participantes que se preocuparam em entrar no clima do desfile com roupas, acessórios e apresentações, mostrando um verdadeiro momento de cidadania e patriotismo. Acredito que atingimos o objetivo proposto pela secretaria de Educação, por meio da secretária Maristela Meniti, que era o de incentivar o aprendizado das crianças que são o futuro do nosso país”, comentou o prefeito Fernando Cunha.

SEMANA DA PÁTRIA

Além do desfile da Estância Turística de Olímpia, também foram realizadas atividades durante a Semana da Pátria. Na segunda-feira (4) alunos e professores das escolas do distrito de Ribeiro dos Santos, EMEB “Professor José Sant’anna”, EMEB “Professora Vandelice de Oliveira Santos Cudinhoto” e da Escola Estadual Comendador Francisco Bernardes Ferreira, participaram de uma passeata em comemoração à data.

Na quarta-feira (6), alunos da EMEB Jardim Hélio Cazarini em parceria com a EE Profª. Alzira Tonelli Zaccarelli também fizeram um pequeno desfile para celebrar a Independência. Ambos os atos contaram com a presença dos atiradores do Tiro de Guerra.

Já na quinta-feira (7), cerca de 200 pessoas entre professores e alunos da EMEB “Washington Junqueira Franco” e da creche EMEB “Visconde de Sabugosa”, do distrito de Baguaçu, percorreram as ruas ao redor da praça central e realizaram hasteamento da Bandeira Nacional com execução do hino.

Todas as fotos das atividades estão disponíveis no Flickr da Prefeitura: https://goo.gl/BygpjL