Olímpia/SP, 24 de setembro de 2019

05/09/2017
Campanha de Multivacinação começa segunda em todas as Unidades de Saúde

A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Saúde, realizará de 11 a 22 de setembro a Campanha de Multivacinação. A ação é destinada a crianças e adolescentes de 0 a 14 anos, 11 meses e 29 dias que estão em atraso com vacinas ou ainda não receberam doses contra as doenças imunopreveníveis.

A Campanha de Multivacinação será promovida em todas as Unidades Básicas de Saúde, das 7h30 às 16h, de segunda a sexta-feira. Além disso, no dia 16 de setembro, será realizado o Dia D de Vacinação, das 8h às 17 horas, no Ambulatório de Referência e Especialidades (Postão); a UBSF Dr. Francisco Figueiredo Filho (São José); a UBS Dr. Waldomiro Paiva Luz (Cohab I e II); a UBS Dr. Clodoaldo Marins Sarti (Santa Ifigênia); a UBS Dona Dalva Fernandes Moreda Ayusso (Campo Belo).

De acordo com a secretaria, a multivacinação de 2017 tem como novidade a disponibilização de vacina contra HPV para meninas e meninos com idade de 9 a 14 anos; e a vacina Meningocócica C para crianças de 12 e 13 anos.

Segundo Juliana Bressane, chefe do setor de Vigilância Epidemiológica, todos que estão com a caderneta de vacinação desatualizada deve procurar a UBS mais próxima, além disso, a apresentação da caderneta é imprescindível.

“Com a caderneta em mãos o profissional da saúde fará o histórico do paciente e após este procedimento aplicará as doses atrasadas. Além disso, com a inserção da vacina de HPV e Meningo C na multivacinação vamos conseguiremos aumentar o número de imunizados contra estas doenças”, explica Juliana.

Cada vacina tem estabelecido o número de doses, a idade mínima e máxima para receber cada uma e os intervalos ideais entre as doses. Se as doses são administradas em intervalos inoportunos ou com número de doses insuficientes podem prejudicar o objetivo do programa de vacinação nacional.