04 SET 2017
Ação de combate ao fumo e à tuberculose realiza 90 exames

O Dia Nacional de Combate ao Fumo (29 de agosto) foi comemorado na Estância Turística de Olímpia, no último sábado (2), com uma ação de prevenção e conscientização aos riscos do fumo e da tuberculose. O evento reuniu centenas de pessoas e realizou 90 exames em moradores.

Ao todo, a equipe da Saúde efetuou 80 espirometrias, exame de pulmão que permite o registro de volumes e fluxos de ar. Além disso, foram entregues dez recipientes para coleta de escarro com a finalidade de identificar a tuberculose.

A ação foi realizada na Praça da Matriz, por meio do grupo de controle de tabagismo Reacendendo a Vida, e da secretaria de Saúde, em parceria com Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e o setor de Atenção Básica. A iniciativa contou com a participação do vice-prefeito e médico, Dr. Fábio Martinez, que representou o prefeito Fernando Cunha, da secretária de Saúde, Sandra Lima, e da equipe da secretaria.

De acordo com a pneumologista Elaine Mara Cesarette de Paula, o evento superou as expectativas e trouxe público com idade variada. Durante o atendimento, os profissionais da saúde, ao efetivar o prontuário, elencaram o tempo de tabagismo; a frequência no uso do cigarro; e analisaram a presença de tosse contínua, chiado e secreção.

“O atendimento realizado analisou o histórico do paciente e o encaminhou para a espirometria. Ao conversar com o paciente e conhecer seus hábitos, podemos orientá-los e, caso seja comprovado alguma alteração com o exame, já iniciamos o tratamento efetivo”, ressalta a pneumologista.

Durante esta semana, os exames serão laudados e os pacientes informados via telefone sobre o resultado. “Caso algum paciente seja diagnosticado com alguma doença, ele terá sua consulta agendada no instante que receber o resultado, o que propicia um tratamento mais ágil”, aponta Elaine.

Em relação à tuberculose, 10 pacientes sintomáticos procuraram os profissionais do CTA para receber orientações e retirar o copinho para a coleta do material. O escarro a ser analisado é colhido de manhã após o paciente acordar, já que durante a noite as bactérias se concentram na saliva. Após coletar o material, o paciente deve procurar o CTA para entregá-lo para análise.

O tratamento da tuberculose é a base de antibióticos e é oferecido gratuitamente pelo Ministério da Saúde, por meio da secretaria municipal de Saúde. A cura da tuberculose leva seis meses e, para evitar o abandono do tratamento, o paciente é acompanhado pela equipe do CTA com realização periódica de visitas para supervisão e acompanhamento do tratamento.