01 SET 2017
UTI da Santa Casa volta a atender pacientes

Conforme havia sido anunciado no início de agosto, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Misericórdia da Estância Turística de Olímpia foi reaberta a partir deste mês de setembro, após muito tempo sem prestar os serviços por não ter condições adequadas para atender pacientes.

A medida foi possível graças a um esforço entre a Prefeitura, Câmara Municipal e a própria instituição que juntas conseguiram os recursos necessários para a reativação. A nova diretoria da entidade, por meio da provedora Luzia Contim, conquistou uma verba de R$ 200 mil junto à DRS – Diretoria Regional de Saúde de Barretos – e a Câmara disponibilizou mais R$ 200 mil, referentes às economias do Legislativo.

Já a Prefeitura arcará com a manutenção da unidade pelos próximos meses até que a UTI seja credenciada pelo Ministério da Saúde e passe a receber recursos federais. Recentemente, o prefeito Fernando Cunha e o vice, Dr. Fábio Martinez, estiveram pessoalmente com o secretário estadual de Saúde, David Uip, discutindo a necessidade urgente do credenciamento.

Na manhã desta sexta-feira (1), os envolvidos na reativação se reuniram na sede do hospital para declarar a UTI oficialmente reaberta. Estiveram presentes o prefeito Fernando Cunha; o vice Dr. Fábio Martinez, que é médico da entidade; o diretor clínico Dr. Nilton Martinez; a provedora da Santa Casa Luzia Contim; os vereadores João Magalhães, Niquinha Delomodarme, Fernandinho Silva, Luiz do Ovo, Hélio Lisse, Zé das Pedras e Marcão Coca, os secretários Guto Zanette (Governo), Sandra Lima (Saúde) e Dr. Selim Murad (Turismo), imprensa e funcionários do hospital.

Além da estrutura física para atendimento, a reabertura coloca à disposição da população uma UTI com sete leitos, equipe de médicos 24 horas e um profissional intensivista, evitando assim que os pacientes se desloquem para outras cidades em casos de urgência. Os serviços já estão em funcionamento no hospital.

“Em nome de Deus, dos médicos e da população, quero agradecer ao prefeito, provedoria e vereadores por essa parceria, porque vai salvar muitas vidas. Com essa UTI, vai evitar que muitos pacientes se desloquem para cidades da região sob risco de morte e tendo aqui um atendimento acolhedor e humanizado 24 horas por dia”, destacou o médico Nilton Martinez.

Para o prefeito Fernando Cunha, a reabertura é mais um exemplo de que a união e o diálogo entre os poderes só geram bons resultados a favor da população e que novos projetos estão em andamento para melhorar o atendimento.

“Eu era deputado quando trouxe a UTI para a Olímpia. Pra mim, é uma responsabilidade muito grande, na condição de prefeito, de ajudar a salvar vidas e cuidar da saúde da população da nossa cidade. Agora, o próximo passo é o credenciamento da UTI para recebermos mais recursos e equilibrar o caixa do hospital para novas conquistas, como a reforma da cozinha, a sala da hemodiálise e um Pronto Socorro anexo à Santa Casa”, afirmou o prefeito Fernando Cunha.