31 AGO 2017
Programa Criança Feliz capacita servidores para início das atividades

Servidores das secretarias de Assistência Social da Estância Turística de Olímpia e de Severínia participaram, nessa quarta-feira (30), do evento de abertura da capacitação do programa Criança Feliz, estabelecido por uma parceria entre os governos federal, estadual e municipal. O evento foi realizado no salão social do Thermas dos Laranjais.

A capacitação é destinada aos visitadores do programa que acompanharão as crianças de zero a três anos e gestantes identificadas no Cadastro Único e que necessitam de assistência sistemática.

Em Olímpia, 200 famílias estão cadastradas para o acompanhamento periódico dos sete visitadores. Estes profissionais farão levantamentos e relatórios socioeconômicos e, com estes documentos, identificarão os problemas e quais intervenções serão necessárias para auxiliar no desenvolvimento da criança e da gestante.

Durante o curso, que segue até o dia 5 de setembro, os visitadores receberão orientações sobre como abordar cada família, o que deve ser analisado em cada visita e como preparar as crianças e gestantes para receber as intervenções sociais.

No município, os acompanhamentos serão divididos em territórios pertencentes às unidades dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e com supervisão de uma assistente social, que promoverá a interligação entre o governo federal, estadual e municipal. No município de Severínia, três visitadores desempenharão o mesmo trabalho.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Cristina Reale, o programa abrange esta faixa etária e as gestantes por ser neste período que a criança necessita de maiores cuidados e apresentam o melhor desenvolvimento.

“O programa Criança Feliz tem uma estrutura intersetorial que abrange trabalhos relacionados à saúde, à educação e à assistência social. Quando desempenhamos um trabalho multidisciplinar ajudamos no desenvolvimento de uma criança saudável e diminuímos os riscos sociais que podem acometê-la”, salienta Cristina.

A capacitação contou com a participação da supervisora técnica da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social de Barretos (Drads), Maria Izilda Dionísio; da secretária de Assistência Social de Olímpia, Cristina Reale; do prefeito de Severínia, Celso da Silva; da secretária de Assistência Social de Severínia, Izabel Cristina Alves Somer; da conselheira tutelar Ana Rita; dos diretores da Proteção Especial de Olímpia; dos diretores da Proteção Básica; dos Coordenadores dos CRAS e de representantes da secretaria da Educação de Severínia. O evento teve o apoio do Thermas dos Laranjais, que cedeu o auditório para a capacitação.