23 AGO 2017
Reunião com APAE SP discute direitos da criança e adolescente com deficiência

A Estância Turística de Olímpia sediou, na semana passada, o último encontro dos profissionais da APAE de São Paulo e de outros 12 municípios da Rede de Proteção às Crianças e Adolescentes com Deficiência. O seminário é desenvolvido pelo Programa “Todos Pelos Direitos da APAE de São Paulo” em parceria com o CONDECA - Conselho Estadual do Direito da Criança e do Adolescente.

O evento, realizado na Câmara de Vereadores, reuniu autoridades municipais, como a secretária de Assistência Social Cristina Reale, o vereador Selim Murad e o comandante da Polícia Militar de Olímpia, capitão Alessandro Righetti.  O encontro promoveu a assinatura de uma Carta de Intenções, que visa fortalecer a rede de garantia de direitos da criança e do adolescente com deficiência. Além disso, também foi apresentado um fluxo de atendimento e encaminhamento para casos de violência contra este público, construído no decorrer do Projeto.

Em Olímpia, foram realizados 15 encontros que antecederam o seminário, nos quais foram elencadas propostas e demandas de políticas públicas, como a implantação de Centro Dia de Referência para pessoas com deficiência; acessibilidade arquitetônica nos equipamentos públicos, criação e implantação do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência; ampliação dos recursos humanos para atendimento de casos de violência.

Os encontros propuseram reflexões sobre três temas centrais, sendo eles: deficiência; violência; e violação de direitos e trabalho em rede, considerados essenciais para garantia de direitos da criança nesta situação.

De acordo com Darlene Fróes, articuladora Social do Programa Todos pelos Direitos da APAE de São Paulo, o programa estimula o fortalecimento da rede de proteção à criança e ao adolescente, particularmente, aqueles com Deficiência Intelectual.

“O trabalho enfrenta e previne situações de violência sofridas por essa população, bem como as violações de direitos associadas. O programa “Todos pelos Direitos” faz parte do Núcleo de Políticas Públicas e Advocacy da APAE de São Paulo e atua neste projeto com a parceria do CONDECA - Conselho Estadual do Direito da Criança e do Adolescente e da APAE de Olímpia”, salienta Darlene.

Para a secretária de Assistência Social, Cristina Reale, participar e sediar o seminário representa a preocupação do município em melhor atender a criança e o adolescente com deficiência.

“A parceria com a APAE de São Paulo estimula a troca de conhecimentos. Podemos compartilhar vivências e discutir melhores mecanismos para atender as crianças e os adolescentes. O primordial, também elencado na Carta de Intenções, é garantir direitos e é isto que o município promove para com os deficientes”, explica Cristina.