Olímpia/SP, 26 de junho de 2019

22/08/2017
Olímpia participa de fórum regional de Educação e discute novas parcerias

Gestores e profissionais da Educação de 39 municípios estiveram reunidos, na última semana, para participar do 27º Fórum do Arranjo do Desenvolvimento da Educação do Noroeste Paulista (ADE). O encontro, realizado em Votuporanga, contou com a presença da secretária de Educação da Estância Turística de Olímpia, Maristela Meniti, e da equipe da secretaria.

Durante a reunião, os municípios discutiram questões relacionadas à formação educacional e estabeleceram novas parcerias para a oferta de capacitação profissional dos professores como o Instituto Natura e Oficina Municipal.

No decorrer do encontro, os representantes das cidades realizaram um Diagnóstico Municipal de Educação para identificar as características e demandas de cada município e discutir ações conjuntas e contribuições para melhoria da qualidade educacional.

Um importante avanço, estabelecido no Fórum, foi a parceria com o Instituto Natura para a implantação do Projeto Trilhas. Os gestores participantes puderam conhecer a metodologia e o material do projeto.

Trata-se de um programa voltado à formação de professores com o objetivo de apoiar os docentes no trabalho com a alfabetização, oferecendo orientação, indicações literárias, jogos de linguagem e ações atrativas para aplicar aos alunos em sala de aula.

Em Olímpia, a secretaria de Educação aderiu ao Projeto Trilhas em 2010, trabalhando com a Educação Infantil. Agora, o programa será ampliado para os módulos de alfabetização.

“O Arranjo é muito importante para nós porque, por meio dele, conseguimos trocar experiências com os demais municípios e conquistar novos parceiros para investir na capacitação profissional de nossos professores. Dessa forma, nos mantemos atualizados e podemos oferecer uma educação cada vez melhor para nossos alunos”, avalia a secretária Maristela Meniti.

Este foi o primeiro de cinco encontros que serão promovidos pelo ADE. O próximo Fórum deve ser realizado em setembro com o foco de abordar a gestão na área educacional.