Olímpia/SP, 15 de setembro de 2019

18/08/2017
Acidentes com escorpiões reduzem mais de 36%, segundo Saúde

A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Saúde, divulgou um balanço semestral de notificações de incidentes com escorpiões. O balanço aponta uma redução de 36,36% comparada com o mesmo período do ano passado.

Em 2016, de janeiro a julho, foram registrados 176 incidências com escorpiões. Já em 2017, no mesmo período, 112 casos foram confirmados pela Saúde. Somente no mês de julho o registro de acidentes foi de 24 em 2016 para 13 em 2017.

A redução é o resultado das ações desenvolvidas pela secretaria da Saúde que engloba a fiscalização de residências que notificam a incidência do artrópode. Além disso, os imóveis ao entorno também recebem a visita de profissionais da vigilância epidemiológica.

Segundo a diretora do setor de Vigilância em Saúde, Jaqueline Barbosa da Silva, a visita a casa é realizada para combater criadouros. “Quando é notificado os profissionais são encaminhados ao local para realizar uma busca ativa e, sobretudo, auxiliar o morador a retirar materiais que podem servir de alojamento para o artrópode”, explica a diretora.

Outro procedimento adotado pela secretaria é a realização de palestras em escolas e a fiscalização periódica destas. Nas EMEB com alunos de até cinco anos, a fiscalização é mensal. A Daemo Ambiental também tem feito a dedetização da rede de esgoto de todo o município.

A Saúde orienta aos munícipes que mantenham os quintais limpos e eliminem os possíveis criadouros. Caso algum escorpião seja encontrado, o morador deve comunicar o setor de Controle de Endemias, por meio do telefone (17) 3281-2879.