15 AGO 2017
Espaço da Educação recebeu mais de 4 mil participantes no Fefol

Considerado um dos locais do Festival do Folclore de Olímpia mais importantes para a difusão do conhecimento e da cultura, o Espaço da Educação superou públicos anteriores, recebendo, este ano, cerca de 4.500 pessoas, durante a realização do Minifestival e do Seminário de Estudos. O número representa mais que o dobro do ano passado quando as atividades registraram a participação de 1800 pessoas.

Localizado na barraca A, o ambiente proporcionou uma programação especial entre os dias 7 e 10 de agosto, com muita música, aprendizado, interação e troca de experiências, sob a coordenação da secretaria municipal de Educação.

Durante os quatro dias, na parte da manhã, um circuito de palestras trouxe diversos folclorólogos e pesquisadores, integrantes dos grupos participantes do festival, que abordaram temas relacionados à cultura e à tradição dos estados e regiões brasileiras. Nos intervalos das palestras, os alunos da Educação Infantil da rede municipal de ensino realizaram apresentações em homenagem às danças do país. A estimativa é de que 1600 pessoas prestigiaram o evento.

Já o período da tarde, ficou por conta do tradicional Minifestival, que levou para o Recinto do Folclore cerca de 2.800 pessoas. Realizado há mais de 30 anos, a atividade é responsável por incentivar as crianças a conhecer e valorizar a cultura local e do país, além de promover a interação entre os alunos e os grupos presentes no festival.

INTERESSE REGIONAL

A grande participação deste ano se deve ainda pelo interesse dos municípios da região em prestigiar o evento. Segundo a secretaria de Educação, mais de mil alunos de outras cidades estiveram presentes nas atividades, uma procura 35% maior que no último ano.

As excursões escolares vieram de cidades como Mira Estrela, José Bonifácio, Bálsamo, Barretos, Onda Verde, Uchoa, São José do Rio Preto, Pirangi, Embaúba, Franca e Cajobi.

Os alunos, professores e acompanhantes puderam apreciar palestras dos grupos participantes a respeito do folclore brasileiro e regionalidades e ainda assistir a apresentações das escolas de Olímpia e das agremiações do festival, conhecendo a cultura de diversos estados do país.

De acordo com a secretária Maristela Meniti, a pedido do prefeito Fernando Cunha, foram enviados ofícios convidando os diversos municípios, mas a expressiva adesão das cidades surpreendeu os organizadores.

“A grande procura das cidades que se dispuseram a estar em nosso Festival foi uma grata e gratificante surpresa para nós. Com a participação dos alunos de Olímpia e de fora, lotamos todos os dias as cadeiras e arquibancadas do Espaço da Educação. Isso nos motiva porque demonstra que nossa festa está sendo cada vez mais reconhecida e está contribuindo para que a tradição do folclore continue viva”, salienta a secretária.