Olímpia/SP, 15 de setembro de 2019

04/08/2017
União entre poderes permite que UTI da Santa Casa seja reativada

Um esforço conjunto entre Prefeitura, Câmara Municipal e Santa Casa de Misericórdia da Estância Turística de Olímpia irá permitir que a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital volte a funcionar em setembro com equipe de médicos 24 horas por dia e um profissional intensivista.

A medida só foi possível graças ao empenho da nova diretoria, por meio da provedora Luzia Contim e equipe, que junto à Diretoria Regional de Saúde de Barretos (DRS) conseguiu a liberação de um recurso de R$ 200 mil para a ação. Os vereadores da Câmara Municipal também se esforçaram e devem entregar ao hospital, ainda neste mês, cerca de R$ 200 mil, referente às economias do Legislativo.

O prefeito Fernando Cunha também anunciou, em recente reunião com a provedora do hospital, que a Prefeitura irá cobrir a manutenção da UTI nos próximos meses até que a Unidade seja credenciada pelo Ministério da Saúde e, assim, possa receber o aumento dos recursos do Governo Federal.

Na última quinta-feira, dia 3, o prefeito, acompanhado do vice-prefeito Dr. Fábio Martinez, esteve na capital paulista junto com o secretário estadual de Saúde, David Uip. Na ocasião, também foi discutida a retomada dos trabalhos na UTI e o apoio do Governo do Estado.

“A Santa Casa de Misericórdia é um patrimônio de toda a população olimpiense que depende deste que é o único hospital da cidade. Por isso, estamos trabalhando para oferecer infraestrutura de atendimento e melhorar os serviços oferecidos. A união de forças, nesse momento, é uma prova de que o município entende que estão todos lutando pela mesma causa”, ressalta o prefeito Fernando Cunha.

Segundo a provedora, Luzia Contim, a Santa Casa valoriza a parceria do município e já está se preparando para que a UTI possa estar adequada. “Agradeço a união dos poderes Legislativo e Executivo e o apoio da secretária de Saúde, Sandra Lima, da diretora da DRS de Barretos, Rosimeire Aparecida Campanholi Felca, e da diretora de Planejamento Maria Carolina Mirandola. Estamos nos organizando internamente para atender os pacientes da forma mais eficiente e é essa união de esforços que tornou possível a reabertura da UTI”, conclui a provedora.

Mais sobre Saúde