28 JUL 2017
AGRICULTURA, COMÉRCIO E INDÚSTRIA
500 Agricultores participam de encontro regional com secretário estadual

Na manhã de quinta-feira, 27 de julho, a Estância Turística de Olímpia sediou o 6º Encontro Regional do Dia do Agricultor. O evento, que foi realizado em comemoração ao Dia do Agricultor (28 de julho), contou com a presença do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o deputado federal Arnaldo Jardim e homenageou cerca de 500 produtores rurais do município e região que estiveram presentes.

A solenidade foi organizada pelo Sindicato Rural de Olímpia em parceria com a Prefeitura, por meio da secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Escritório de Desenvolvimento Rural de Barretos e Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) da regional de Barretos e realizada na Praça de Atividades Folclóricas e Turísticas “Professor José Sant’anna” (Recinto do Folclore).

O encontro teve início com uma benção promovida pelo padre José Antônio Quissoto. Após a benção, o presidente do Sindicato Rural de Olímpia, Osmar Lima, fez uso da palavra agradecendo aos agricultores e parabenizando-os pelo seu dia. Além disso, ressaltou que a confraternização teve o intuito de reunir os agricultores e promover a interação entre eles.

“Os produtores sempre possuem experiências para compartilhar e a festividade do Dia do Agricultor é uma oportunidade para trocarem conhecimento e, acima de tudo, descontraírem”, apontou Osmar.

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o deputado federal Arnaldo Jardim, agradeceu a oportunidade de participar do evento e parabenizou o empenho de cada agricultor por fazer o país bater recordes em produções ano após ano.

“O Brasil fez uma profunda transformação na Agricultura, nos últimos 20 anos, e o resultado é ser o primeiro país em exportação de proteína animal no mundo, sendo o primeiro de carne bovina e o terceiro em suína e aviária. Além disso, a nossa agricultura é respeitosa, cuida do meio ambiente. Não existe ninguém mais preocupado com o solo e as áreas vegetais do que o próprio agricultor”, ressaltou o Arnaldo.

O secretário também acrescentou que as ações da pasta visam trazer o conhecimento ao produtor e também estimular o aumento da produção com atitudes sustentáveis e inovadoras.

No uso da palavra, o prefeito Fernando Cunha, elogiou os presentes pelo papel deles na economia não só do município, como também em todo o território nacional e apontou que, mesmo o país apresentando imerso em uma crise, o setor da agricultura continua pujante. Além disso, entregou o Decreto de Visitante Ilustre ao secretário, Arnaldo Jardim.

“É um dia para comemorar. Olímpia nasceu da agricultura e tem nela um grande pilar para o desenvolvimento. Sabemos que os agricultores sofrem com os riscos no setor, mas, a cada ano, há uma constante evolução que possibilita avançar nas culturas e obter melhores resultados”, disse Fernando.

O prefeito também reforçou que a administração já elaborou um plano de compras de máquinas para estradas rurais. “Sabemos o quanto é importante cada estrada, seja para escoamento de produtos e seja para uso pessoal. Por isso, seguimos trabalhando para melhorar as estruturas e facilitar para cada produtor”, conclui o prefeito.

O Encontro apresentou o Plano Safra 2017/2018 do Banco do Brasil, no qual trouxe aos produtores as expectativas para o setor e a movimentação da agricultura no cenário nacional. Também participaram do evento o engenheiro agrônomo Antônio Genaro Rosa, diretor do Escritório de Desenvolvimento Rural de Barretos, vereadores, secretários municipais e autoridades locais e da região.

Além das comemorações, o ato contou com a exposição de máquinas agrícolas, opções de financiamento de veículos, apresentação de fertilizantes e produtos cultivados por produtores olimpienses, como verduras e frutas.