30 JUN 2017
Santa Casa passa a gerenciar UPA a partir deste sábado

O prefeito da Estância Turística de Olímpia, Fernando Cunha, assinou na tarde de quinta-feira (29), o convênio para que a Santa Casa de Misericórdia de Olímpia possa gerenciar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A assinatura, que ocorreu na sede do hospital, contou com a presença da nova diretoria, do vice-prefeito Dr. Fábio Martinez e da secretária de Saúde, Sandra Lima.

Com a contratação, a Santa Casa passa a administrar a UPA a partir deste sábado, dia 1º de julho, em parceria com a secretaria municipal de Saúde. A validade do convênio é de até 31 de dezembro de 2017, podendo ser prorrogado por termo de aditamento.

O convênio contempla a prestação de serviços complementares ao Sistema Único de Saúde (SUS), de forma integrada para manutenção da assistência à saúde na Unidade de Pronto Atendimento 24 horas. Todas as atividades serão direcionadas por plano de trabalho, apresentado pela entidade e aprovado pela administração pública.

Com a assinatura, caberá o município repassar mensalmente à entidade R$350.000,00, para o pagamento das despesas necessárias ao atendimento do objeto do convênio, totalizando R$2.100.00,00 durante os seis meses de vigência do contrato. Já ao hospital, caberá a prestação de conta mensal dos serviços prestados.

Desde 2012, a UPA vinha sendo administrada por uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil Público, denominada GEPRON (Gestão de Projetos da Noroeste Paulista) pelo valor de R$ 475.000,00 mensal. O novo convênio, além de ajudar o hospital, também está atendendo uma determinação do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE) que impediu o município de contratar a organização.

Para o prefeito Fernando Cunha, a parceria só tem a trazer benefícios para ambos os envolvidos e, principalmente, para a população. “Com o convênio, aproximaremos UPA da Santa Casa, agilizando o atendimento aos pacientes em caso de necessidade, uma vez que ambos terão a mesma administração, fortalecendo uma política única de saúde. Além disso, a parceria será mais um mecanismo de auxílio financeiro para o hospital. Vamos investir recursos em quem já atende a população da cidade, trazendo mais segurança e transparência para os cidadãos”, salienta o prefeito Fernando Cunha.

A assinatura do convênio foi efetuada pelo prefeito, a secretária de Saúde, o provedor da Santa Casa, Pedro Antônio Diniz, o vice-provedor, Luiz Junqueira e as testemunhas Edmilson Gotardi, diretor administrativo da Santa Casa e Leillyane Silva Albergaria Prado Novo, gerente geral do hospital.