Ir para conteúdo do site
Olímpia/SP, 15 de setembro de 2019

Ir para conteúdo

Prefeitura da Estância Turística de Olímpia-SP
Acompanhe-nos:
Facebook
Twitter
Flickr
Notícias
Principal   Notícias
 

27/06/2017
Conferência discute rumos da Saúde de Olímpia

Dezenas de pessoas se reuniram, na última semana, para discutir os rumos da Saúde de Olímpia durante a Conferência Municipal de Saúde, realizada na Casa da Cultura. O evento com o tema “Prevenção: a melhor solução para o SUS”, contou com a palestra do dentista Érico Vasconcelos, coordenador pedagógico da Universidade Federal Fluminense (UFF) e professor da Faculdade de Medicina do ABC (UFABC).

Durante o encontro, os presentes também fizeram apontamentos e discutiram temas que tendem a melhorar o serviço do SUS. O objetivo da conferência foi de proporcionar o diálogo entre a população e a Administração Municipal.

Ainda na conferência, também foram elencadas propostas de ações e metas para a saúde do município. Tais propostas foram debatidas entre todos os participantes e incluídas no Plano Municipal de Saúde e Plano Plurianual do município. Entre as propostas debatidas estão: revitalização da frota de ambulâncias, investimento em médicos especialistas, treinamento de equipe e humanização de atendimento, ampliação da cobertura da estratégia de Saúde em Família, remodelação do sistema de saúde mental do município, flexibilização dos horários de atendimentos aos usuários, entre outros.

Segundo o vice-presidente da Câmara, vereador Dr. Selim Murad, em 88, quando foi feita a promulgação da nova constituição federal, foi instituído no país o Sistema Único de Saúde. “O Sistema Único de Saúde, apesar de ter muitas críticas, é um sistema que tem sido mais elogiado em nível de mundo, porque deu acesso a todo cidadão brasileiro, acesso integrado, universal e gratuito ao serviço de saúde. Hoje é considerado um dos melhores serviços de saúde do mundo. Nós temos mais de 180 milhões de cidadãos sendo atendidos por esse sistema e temos mais de 2,2 bilhões de atendimentos no último senso. Essa conferência vem exatamente dizer aquilo que nós temos que fazer ainda, dentro do sistema de saúde, não podemos limitar a ser somente um atendimento médico, de doenças, temos que ser um atendimento de prevenção”, disse o vereador.  

Para o vice-prefeito Dr. Fábio Martinez,  “Temos que investir cada vez mais na prevenção, cada vez mais na promoção da saúde e não no cuidado a doença. Essa é uma visão de governo, nós temos essa visão, mas agora é como implementar. Estou me esforçando para que a gente possa ter uma saúde melhor. Nossa desafio é a saúde. A saúde não é um problema, ela é complexa e nós vamos ter que enfrentar”, afirmou Dr. Fábio.

De acordo com o prefeito Fernando Cunha o município dispõe grande parte dos recursos para a saúde. “A conferência é importante para o debate de ideias, para sermos criativos, para usarmos os recursos que temos. Hoje no município, da receita própria, nós dispendemos da Saúde o dobro que dispendemos na Educação, a título de exemplo. Há um esforço financeiro grande, há uma equipe treinada e experiente, mas temos que ser criativos”, concluiu o prefeito.

Além das autoridades já citadas, a Mesa de Trabalhos também foi composta pelo vereador sargento Tarcísio, pela secretária de Saúde, Sandra Lima e pelo palestrante, Érico Vasconcelos.

 
Galeria de Fotos:   Ver mais
Publicado: 27 de JUNHO de 2017
Conferência discute rumos da Saúde de Olímpia

 
 
 
 
Conheça nossas redes sociais
e compartilhe com seus amigos:
Facebook
Twitter
Flickr
Informativos da Prefeitura, cadastre-se.
Borda
Logo
Mapa Localização: Praça Rui Barbosa, nº 54 - Centro
CEP: 15400-000 | Olímpia - SP
Telefone Telefone para Atendimento:
(17) 3279-2727
Atendimento Atendimento:
Segunda-feira a Sexta-feira das 8h às 17h
© Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados.
Instar Tecnologia
Seta
Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia