14 JUN 2017
CULTURA, ESPORTES E LAZER
De Goiás para Olímpia: Grupo Brasil Central estreia no Festival do Folclore

Depois de anunciar o primeiro grupo confirmado para o 53º Festival do Folclore de Olímpia – o Grupo de Tradições Populares Acauã da Serra, de Campina Grande, Paraíba, a Comissão Organizadora da festa confirmou no dia 13 de junho, a segunda atração cultural. Pela primeira vez estará no Festival o Grupo Folclórico Brasil Central, de Anápolis, Goiás. O representante do grupo já enviou a documentação assinada e seus integrantes chegarão no sábado, 5 de agosto, e permanecerão no Festival a semana toda, retornando no dia 13.

O Grupo Folclórico Brasil Central (GFBC) foi criado em 2005, na cidade de Anápolis, com o intuito de preservar, valorizar e divulgar o patrimônio imaterial do estado de Goiás. Em 2006, o GFBC foi reconhecido pelo Conselho Internacional de Festivais Folclóricos e Artes Tradicionais (CIOFF/UNESCO) como uma das principais representações folclóricas das manifestações culturais existentes no território goiano. Em 2010, foi reconhecido pela Organização Internacional de Folclore e Artes Tradicionais (IOV) como o grupo cultural que representa oficialmente o estado de Goiás em festivais nacionais e internacionais de folclore.

O GFBC elaborou espetáculos temáticos como Festas Goianas (2005-2008), que valorizou as principais manifestações folclóricas do estado, e Sons de Goiás (2009-2012), que divulgou o cancioneiro goiano.

Em 2012, foi encampado como projeto de pesquisa aplicada para estimular voluntários docentes e discentes da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e comunidade em geral a fazer e participar de pesquisas oriundas do programa de pós-graduação (TECCER) desta universidade. Neste sentido, se propõe a construir e comunicar sua identidade individual e valores coletivos em um processo harmônico, valorizando as tradições locais através das danças e das músicas folclóricas levantadas por meio de pesquisas acadêmicas. O GFBC busca promover a valorização cultural por meio da preservação dos bens imateriais, tendo como difusor o patrimônio cultural do Estado de Goiás e a projeção da identidade individual e coletiva da cultura goiana nos âmbitos nacional e internacional.

Sob está égide foi elaborado o espetáculo, Festas Goianas (2013-2014) que apresenta as principais festas religiosas e profanas da história de Goiás. O GFBC recebeu o convite para realizar uma apresentação no “Fiesta de Santiago”, representando o Brasil de 06 a 09 de fevereiro de 2014, em Santiago – Chile, o qual recebeu apoio do Ministério da Cultura, sendo beneficiado com o translado para o Chile por meio do edital do programa de Intercâmbio e Difusão Cultural - Ministério da Cultura- projeto 1311446, no qual obteve a maior pontuação por projeto. Atualmente, o GFBC está sob a tutela direta da Reitoria da Universidade Estadual de Goiás lotado na Coordenação Geral do Espaço UEG Cultural onde concentra suas atividades em Anápolis.

Atualmente o GBFC apresenta o roteiro Cores do Cerrado com 90 minutos que representa as várias vertentes da formação cultural do povo goiano.