06 JUN 2017
CULTURA, ESPORTES E LAZER
Mais uma atração do Viagem Literária passa por Olímpia

A Estância Turística de Olímpia recebeu na tarde de segunda-feira, dia 5, o terceiro módulo do Programa Viagem Literária. Desta vez, a atração contou com a participação do escritor, professor, mestre e doutor em Literatura Brasileira, Caio Riter.

O evento, realizado no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEUs), no Jardim Luiza, reuniu cerca de 120 alunos, entre 9 e 11 anos, das escolas municipais “Dona Luíza Seno de Oliveira” e “Jardim Hélio Cazarini”. Professorem das respectivas escolas também acompanharam os estudantes.

“Escrever para o público infanto-juvenil é certeza de leitura. Tem-se neste público uma verdade mais sincera, uma crítica mais próxima. E, além disso, a certeza de se estar contribuindo com a construção de seres de futuro”, comentou o escritor, durante passagem por Olímpia.

Caio Riter iniciou sua palestra contando sua história de vida, a infância no Rio Grande do Sul, estudos e carreira. Ele discorreu, de forma divertida e lúdica, como começou a escrever para o público infanto-juvenil. Depois, foi a vez da criançada participar diretamente, fazendo perguntas ao escritor. Isso porque, as duas escolas trabalharam com as obras do escritor nas últimas semanas. Cada aluno escolheu uma obra para ler.

“Todos estavam com as perguntas na ponta da língua. O fato de terem lido os livros do autor, deu uma integração muito grande entre palestrante e público”, disse a diretora de Cultura, Tania Gottardi.

Após a palestra, Caio recebeu para um bate papo o aluno Marcos Paulo, de 9 anos, aluno do 5º ano da escola Hélio Cazarini, no bairro São José. “O Marcos é um ótimo aluno, dedicado, estudioso e adora ler. Seu sonho é ser escritor”, contou o coordenador da escola, Tiago Inácio.

O aluno e o escritor conversaram por um bom tempo e o escritor incentivou o garoto a continuar lendo e escrevendo. “Ler, por vontade própria, tem de ser um ato de liberdade. Ler, na escola, tem de fazer parte de um projeto de formação de leitores. Neste segundo caso, a liberdade de escolha deve ser mais direcionada”, disse.

“Eu li dois livros do Caio Riter e estou ainda mais motivado. Meu sonho é ser escritor e publicar meu primeiro livro em breve”, contou o Marcos.

O ESCRITOR

Caio Riter é professor, mestre e doutor em Literatura Brasileira. Seus livros receberam importantes distinções literárias, como os prêmios Açorianos, Barco a Vapor, Orígenes Lessa e Selo Altamente Recomendável FNLIJ, entre outros. Participa como palestrante em cursos de capacitação de professores em cidades do Rio Grande do Sul. Acredita que ser professor e estar em contato diário com adolescentes sempre foi e será a melhor escola. Tem vários livros publicados, entre eles A Filha das Sombras, O Rapaz que Não Era de Liverpool e Meu Pai Não Mora Mais Aqui. Em 2015, publicou Bia e Nando Longe de Casa (IÉ) e Apenas Tiago (Positivo).

O PROGRAMA

O Viagem Literária é um programa da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Anualmente dezenas de cidades recebem escritores e artistas consagrados para falar de personagens inesquecíveis e histórias surpreendentes que estão registradas nas páginas da nossa literatura. O próximo módulo do Viagem Literária será no dia 14 de agosto, às 14 horas, com o escritor de literatura infantil, romancista e poeta Antonio Geraldo Figueiredo Ferreira.

06/06/2017
Mais uma atração do Viagem Literária passa por Olímpia