Olímpia/SP, 15 de setembro de 2019

Vacinação contra gripe segue apenas para grupos de risco em Olímpia

Diferente do que foi anunciado pelo Ministério da Saúde, de que a partir desta segunda-feira (5) toda a população poderia se vacinar contra a gripe, o Estado de São Paulo não aderiu à ação devido à falta de doses para a toda a população.

Com a decisão, a Estância Turística de Olímpia segue com a campanha de vacinação apenas para os grupos prioritários: crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde, professores, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), portadores de doenças crônicas, presos e jovens que cumprem medidas socioeducativas.

No município, 78% do grupo de risco já se vacinaram contra o vírus da gripe. A meta é de que 90% sejam vacinados e Olímpia, que tem apresentado dados superiores ao índice nacional (63%) e estadual (74%), apenas não alcançou as metas nos grupos das crianças (60%), de idosos (82%) e gestantes (55%).

Segundo a secretária de Saúde, Sandra Lima, se o município, no momento, abrir a vacinação geral o estoque acabará rapidamente. “Se liberarmos a vacinação para toda a população as doses acabam em dois ou três dias e assim não atingimos a meta nem dos grupos de risco”.

A vacinação continua em todas as UBS do município até sexta-feira (dia 09), das 7h30 às 16 horas.

CASOS NO MUNICÍPIO

Somente este ano, Olímpia já registrou 3 casos positivos de Influenza, sendo dois de Influenza Sazonal e um de H3N2. Segundo a Vigilância Epidemiológica, todos os pacientes, que eram idosos, responderam bem ao tratamento e não vieram a óbito.

No entanto, os dados reforçam a importância da prevenção, por meio da vacinação, cuja substância é composta de vírus inativado e não provoca gripe. De acordo com a resolução da ANVISA, a vacina de Influenza trivalente de 2017 protege contra os vírus Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.