24 MAI 2017
Professores apresentam atividades sobre o eixo Natureza e Sociedade

Professores de Educação Infantil da rede municipal de ensino da Estância Turística de Olímpia apresentaram, na última segunda-feira (22), na sede da secretaria de Educação, as atividades e experiências trabalhadas pelo eixo Natureza e Sociedade.

O assunto é aplicado às escolas da modalidade Pré-Escola, envolvendo cinco conteúdos: Organização dos Grupos e seu Modo de Ser, Viver e Trabalhar; Os Seres Vivos; Os Lugares e Suas Paisagens; Objetos e Processos de Transformação e Os Fenômenos da Natureza.

Cada escola desenvolveu atividades pertinentes para cada conteúdo e gradativamente os alunos estão sendo alfabetizados cientificamente, iniciando por meio das experiências, investigação e solução de problemas a construção de conhecimentos práticos.

“Na construção de um terrário, por exemplo, em um pote de vidro, os alunos observam os fenômenos da natureza por meio do ciclo da água e, no caso do minhocário, o habitat e de como vivem as minhocas. Algumas atividades focaram em objetos antigos, como relógio de sol e outros”, explica a coordenadora de Educação Infantil, Luciana Diniz Spagnol.

Ainda de acordo com a coordenadora, a alfabetização científica pode ser desenvolvida em qualquer etapa, da Educação Infantil ao EJA, e as escolas estão utilizando a criatividade em suas apresentações, proporcionando troca de experiências e enriquecendo as aulas de Natureza e Sociedade com atividades práticas.

Os estudos foram iniciados em 2013 pela supervisora de Ensino, responsável pela Pré-Escola, Luciana Ferreira De Julle, e a coordenadora de Educação Infantil, Luciana R. Diniz Spagnol.

24/05/2017
Professores apresentam atividades sobre o eixo Natureza e Sociedade