22 MAI 2017
Mais de 2 mil animais são vacinados contra raiva no fim de semana

A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Saúde, iniciou no último fim de semana (20 e 21 de maio) a Campanha de Vacinação contra Raiva Animal. Em um balanço divulgado pela Vigilância Sanitária, 2.378 animais foram vacinados em oito postos de vacinação, sendo 2.074 cães e 304 gatos. Os números representam 31,87% dos 7.480 animais que devem receber a dose.

Os dados apresentados pela secretaria da Saúde demonstram que o bairro São José (UBS São José) registrou o maior índice de doses aplicadas, um total de 407, dos quais 358 eram cães e 49 gatos. O segundo posto com mais vacinações foi o localizado na Santa Ifigênia (UBS Santa Ifigênia). Os números apontam que 345 cães e 42 gatos foram imunizados, totalizando 387 animais. Em contrapartida, o posto do Jardim Toledo (Creche) contabilizou 150 animais vacinados, dos quais 137 eram cães e 13 gatos.

Os postos de vacinação da Cohab IV (Acessa São Paulo), CDHU I (CRAS São José) e Santa Ifigênia (Centro Comunitário) também registram números superiores a 300 doses, correspondendo, 348 (Acessa São Paulo), 331 (CRAS São José) e 314 (Centro Comunitário).

Já os postos do Bairro Santa Rita (Centro de Saúde) e do Jardim Tropical (UBS Tropical) contabilizaram juntos 441 animais vacinados, sendo 258 no Centro de Saúde e 183 na UBS do Tropical II.

No próximo fim de semana (27 e 28 de maio) a Campanha de Vacinação Contra a Raiva Animal volta às ruas e atenderá das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h30. No sábado (27) os postos de vacinação estarão localizados na Padaria do Santa Fé, na Praça do Jardim Cizoto e na Praça do São Benedito. Já no domingo (28) os munícipes poderão levar seus animais na Praça da Cohab I e II; no Centro de Referência do Idoso (CRI); na Praça do Jardim Harmonia e na Praça do Distrito de Ribeiro dos Santos.

A raiva é uma doença que ser transmitida ao homem e até levar à morte. A transmissão ocorre quando o vírus existente na saliva do animal infectado penetra no organismo, através da pele ou mucosas, por mordedura, arranhadura ou lambedura, mesmo não existindo necessariamente agressão.