22 MAI 2017
Secretário da Educação de SP participa de homenagem a escolas de Olímpia

A Estância Turística de Olímpia recebeu, no último fim de semana, a visita do secretário de Estado da Educação, Desembargador Doutor José Renato Nalini. Ele esteve no município para participar de uma solenidade cívico-militar de posse dos Grêmios Estudantis das escolas estaduais do município e entrega de Voto de Aplauso, Decreto de Visitante Ilustre e Condecorações, realizada na Casa da Cultura, na noite de sexta-feira (19).

A cerimônia, proposta pelo vereador Sargento Tarcísio, contou com a presença de mais de 400 pessoas entre professores, diretores, vice-diretores, coordenadores, profissionais da educação, alunos e familiares. O evento foi uma homenagem às escolas por terem atingido ou superado o Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp), referente ao ano de 2016.

Para composição da Mesa Diretora, além do secretário estadual e do vereador anfitrião, participaram o prefeito de Olímpia, Fernando Cunha; o comandante do Policiamento do Interior (CPI-3), Coronel PM Washington Luiz Gonçalves Pestana; os vereadores municipais Fernandinho Silva e Zé das Pedras; a secretária de Cultura, Esportes e Lazer, Tinha Riscali, representando os secretários municipais; o chefe de instrução do Tiro de Guerra 02/025, Subtenente Claudio Cesar Marti; a dirigente regional de educação, professora Solange de Oliveira Bellini; a diretora da Escola Dalva Vieira Itavo, professora Suely Teresinha Vergamine Serrano; a vice-diretora da Escola Capitão Narciso Bertolino, professora Rosânia de Fátima dos Reis Dacie e o coordenador da Escola Dona Anita Costa, professor Eduardo da Silva dos Santos.

Na ocasião, os representantes das 10 escolas estaduais de Olímpia, incluindo Ribeiro dos Santos e Baguaçu, receberam Voto de Aplauso pelo excelente desempenho no Idesp, medido por meio do Saresp – Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo. Na sequência, foram empossados os Grêmios Estudantis das escolas.

O vereador Sargento Tarcísio, propositor do ato solene, no uso da palavra falou sobre a importância da união para a concretização de um país melhor. “Nós cremos que um futuro melhor vem das mãos de vocês, diretores, coordenadores, professores, de todos os funcionários da escola e da secretaria. A união de todos vocês com os poderes constituídos é que farão a diferença. Vamos juntar as mãos para fazer um futuro melhor, não só para as crianças de Olímpia, mas para as crianças de todo o Brasil”, enfatizou.

A solenidade conferiu ainda o título de Visitante Ilustre ao secretário José Renato Nalini e ao Comandante do CPI-3, Coronel PM Washington Pestana, que ainda receberam a Medalha dos Pacificadores da Comissão Nacional de Outorgas, conferida àqueles que contribuem para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Além disso, o chefe de instrução do TG de Olímpia, Subtenente Marti, recebeu a Medalha Heróis de 32, confiada àqueles que prestaram importantes serviços a instituições como o Governo do Estado de São Paulo.

Em seu discurso, o prefeito Fernando Cunha, parabenizou o desempenho das escolas e falou sobre a importância da liderança exercida pelos jovens nos Grêmios. “Quero cumprimentar as diretoras e os profissionais de educação porque esse Voto de Aplauso é resultado do trabalho de vocês, que conseguiram com esforço atingir essa condição de superar o índice definido pelo Estado que mede a qualidade das escolas. Já aos alunos, peço que acreditem e militem nos Grêmios Estudantis. Nosso país precisa de uma formação política mais adequada à administração pública. A militância de cada um de vocês é importante porque serão no futuro os construtores de um país melhor”, ressaltou.

O secretário José Renato Nalini, que já atuou profissionalmente em Olímpia e região, falou com carinho sobre a educação da cidade. “Eu aceitei o desafio de estar à frente da Educação como voluntário por amor, acreditando que todas as pessoas podem fazer alguma coisa pela educação. Parabenizo àqueles que têm oportunidade de estudar em escolas tão bem sucedidas como estas de Olímpia, de obter índices favoráveis, que mostram que os professores estão cumprindo sua missão, também auxiliados pelos gestores, funcionários e pelas famílias. Hoje é uma noite de festa em que eu estou muito feliz de voltar a Olímpia que é minha cidade do coração”, salientou.

O evento também contou com participação da Banda Regimental da Polícia Militar de Ribeirão Preto, que animou o público com apresentações musicais durante a cerimônia.

Mais fotos: https://www.flickr.com/photos/pmolimpia/albums/72157681008903674

22/05/2017