Olímpia/SP, 24 de setembro de 2019

17/05/2017
Vacinação contra a raiva animal começa neste sábado

A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Saúde, iniciará, neste sábado, dia 20, a Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal.

Destinada a prevenir a doença em cães e gatos do município, a ação percorrerá diversos bairros da cidade nos finais de semana dos dias 20, 21, 27 e 28 de maio. A expectativa é de que sejam vacinados pelos menos 7.480 animais, com idade superior a três meses.

A raiva é uma doença que ser transmitida ao homem e até levar à morte. A transmissão ocorre quando o vírus existente na saliva do animal infectado penetra no organismo, através da pele ou mucosas, por mordedura, arranhadura ou lambedura, mesmo não existindo necessariamente agressão.

“O animal quando é contaminado pelo vírus pode manifestar a raiva furiosa e paralítica. Também pode apresentar dificuldade para engolir, salivação abundante, mudança de comportamento, mudança de hábitos alimentares, mudança de hábitos, paralisia das patas traseiras. E em morcegos contaminados há mudança de hábito, podendo ser encontrados durante o dia, em hora e locais não habituais”, explica a diretora de Vigilância em Saúde, Jaqueline Barbosa da Silva.

Com relação aos humanos, os sintomas característicos são: transformação de caráter, inquietude, perturbação do sono, sonhos tenebrosos. Em seguida, instalam-se alterações na sensibilidade, queimação, formigamento e dor no local da mordedura. Essas alterações duram 2 a 4 dias. Posteriormente, instala-se um quadro de alucinações, acompanhado de febre, seguido por um período, de 2 a 3 dias, com aerofobia e hidrofobia, de intensidades variáveis e possibilidade de crises convulsivas periódicas.

Confira os locais e horários de atendimento para a vacinação dos animais: