Olímpia/SP, 17 de junho de 2019

10/05/2017
Prevenção ao câncer é tema de capacitação para profissionais da Saúde

A secretaria de Saúde da Estância Turística de Olímpia, por meio do setor de Ouvidoria, Educação Permanente e Humanização, em parceria com a Atenção Básica, desenvolveu o curso de Capacitação para Ações Preventivas em Câncer, ministrado por profissionais do Hospital de Câncer de Barretos. O curso foi destinado a dentistas e auxiliares; enfermeiros e agentes comunitários de saúde de Unidades Básicas de Saúde que atuam na Estratégia de Saúde da Família.

O curso foi realizado na sede da ACIO (Associação Comercial Industrial de Olímpia), nos dias 9 e 10 de maio, com metodologia de Ensino a Distância, apresentando o conteúdo aos participantes por meio de vídeos.

O treinamento foi dividido em dois módulos. O primeiro abrangeu o Rastreamento de Câncer de Boca; Rastreamento de Câncer Colorretal e Rastreamento de Câncer de Colo Uterino.

O segundo módulo explicou técnicas de Rastreamento de Câncer de Mama; Rastreamento de Câncer de Pele; Considerações sobre o Rastreamento de Câncer Próstata e Considerações sobre os Cuidados Paliativos.

De acordo com o chefe do setor de Ouvidoria, Educação Permanente e Humanização, José Augusto Depieri Branco, a capacitação possibilita aos profissionais um maior conhecimento na área e, ao mesmo tempo, fornece mecanismos para serem implantados para atender a população.