Olímpia/SP, 15 de setembro de 2019

09/05/2017
Curso capacita profissionais para atendimento antirrábico e antipeçonhento

A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Saúde, realizou na última terça-feira (9), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), um treinamento sobre protocolos de esquemas antirrábicos e aplicação de soros antipeçonhentos.

O curso, que foi ministrado para médicos e enfermeiros da UPA e de pronto-atendimentos (Unimed e HB), faz parte do programa Raiva e Atendimentos Peçonhentos da GVE (Grupos de Vigilância Epidemiológica). O treinamento foi acompanhado pela secretária de Saúde, Sandra Lima.

O conteúdo abordado promoveu a atualização dos profissionais a respeito da conduta adotada pelo Ministério da Saúde sobre os protocolos de atendimento em casos de mordeduras de cães e gatos. Além disso, os profissionais foram instruídos sobre a melhor maneira de aplicar soros contra picadas de escorpião.

De acordo Juliana Bressane, chefe do setor de Vigilância Epidemiológica, o treinamento traz novos mecanismos de atendimento a população e instrui os profissionais com técnicas e novos procedimentos. “É preciso capacitar a todos que realizam o primeiro atendimento. Quando o paciente chega com o ferimento todo o procedimento tem que ser realizado com urgência e o máximo de cuidado possível”, salienta Juliana.

Os profissionais que não puderam comparecer nesta primeira capacitação, poderão participar de um novo curso no dia 30 de maio.