05 ABR 2017
CULTURA, ESPORTES E LAZER
Casa do Artesão de Olímpia é reinaugurada

A Casa do Artesão de Olímpia (Uniart) foi reinaugurada na última semana. O novo espaço está localizado na Rua São João, 250-B, próximo à sede da secretaria da Educação. Um café da manhã foi oferecido aos convidados e visitantes. O padre Ronaldo Candido, da Paróquia de São João Batista, participou da cerimônia e abençoou a nova Casa.

A reinauguração marca os 15 anos de fundação da Casa do Artesão. “Escolhemos essa data pelo aniversário da entidade e também porque março é o mês do padroeiro dos artesãos, São José”, destacou Cristina Simões Gottardi, filha da fundadora da Casa, Ivone Simões.

Estiveram presentes no evento, a secretária de Cultura, Esportes e Lazer, Tina Riscali, que na oportunidade representou o prefeito Fernando Cunha, a diretora de Cultura, Tania Gottardi, a assessora de secretaria, Maridalva Bassi Bitencourt e os vereadores José Elias Morais, o Zé das Pedras, João Magalhães e Fernandinho Silva.

Cristina Gottardi fez um emocionado agradecimento em nome de sua mãe, Ivone Albano Simões, especialmente ao vereador Zé das Pedras, que foi o autor, anos atrás, do projeto que declarou a Uniart de Utilidade Pública. Agradeceu também o apoio da secretária Tina Riscali, do prefeito Fernando Cunha e dos vereadores presentes, além de todos os que contribuem para que a entidade continue firme nestes 15 anos.

A secretária Tina Riscali parabenizou a equipe pela dedicação e persistência nesses 15 anos e destacou a valorização do trabalho manual feito pelas artesãs. Tina ainda agradeceu ao prefeito Fernando Cunha, “que se sensibilizou com a reivindicação das artesãs e as apoiou neste novo projeto, que é a sua nova Casa, espaço cedido pela prefeitura”.

A Casa do Artesão foi fundada em 2012 pela União dos Artesãos de Olímpia (Uniart). Além de preservar o artesanato, a casa também tem um importante papel econômico, social e cultural, já que oferece condições de trabalhos aos artesãos olimpienses, gerando uma fonte de renda para estas famílias.

Dentre os diversos trabalhos, o artesanato que mais se destaca é o trançado estrela, cujo resgate foi feito com a ajuda do Sebrae, e é feito com a palha de milho.

05/04/2017
Casa do Artesão de Olímpia é reinaugurada