Olímpia/SP, 20 de junho de 2019

24/03/2017
Treinamento capacita enfermeiros para realizar testes rápidos

Enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde da secretaria de Saúde da Estância de Olímpia participaram, na tarde quarta-feira (22), de um Treinamento Prático-Rápido para diagnóstico de HIV, Sífilis e Hepatites B e C que, a partir deste ano, será oferecido para gestantes durante o pré-natal nas UBS.

O curso, que foi promovido pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado, em parceria com os profissionais do Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, teve como intuito capacitar os funcionários da rede para realizar o teste rápido em gestantes, além de novos mecanismos de orientação para as futuras mamães.

De acordo com a chefe de Vigilância Epidemiológica, Juliana Bressane Dias, a descentralização para atender as gestantes nas Unidades Básicas de Saúde busca um diagnóstico precoce das doenças, possibilitando um melhor desenvolvimento do feto e preservando a saúde da mãe.

“O treinamento possibilita aos profissionais sempre se atualizar, conhecer procedimentos e acima de tudo fornecer novos conceitos de atendimento à população. Temos que dar o encaminhamento devido aos pacientes”, ressalta Juliana.

Oferecido pelo CTA desde 2012, o teste rápido pode ser realizado por qualquer munícipe que procurar o serviço na Praça Altino Arantes, 27 - Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Mais informações pelo telefone (17) 3279-9702.