13 MAR 2017
Saúde já aplicou mais de 6 mil doses de vacina contra a febre amarela

Segundo um balanço divulgado pela secretaria de Saúde da Estância Turística de Olímpia, os meses de janeiro e fevereiro, deste ano, foram suficientes para ultrapassar as doses de vacina contra a Febre Amarela aplicadas em todo o ano de 2016. Os dados apontam que, em 60 dias, 6.009 doses foram aplicadas nos moradores, quase mil a mais do que o ano passado, 5.151. A Saúde atribui o aumento também à intensificação realizada para conter os riscos de contaminação.

Das 6.009 doses aplicadas, o mês de janeiro registrou mais do que a metade do ano passado inteiro, contabilizando 3.830, uma média 123 doses por dia. Já o mês de fevereiro registrou 2.179 munícipes vacinados.

De acordo com a diretora da divisão de Vigilância em Saúde, Jaqueline Barbosa da Silva, todas as Unidades Básicas de Saúde têm doses da vacina e os profissionais estão disponíveis para sanar as dúvidas relacionadas ao assunto.

“Já alcançamos um bom número de doses aplicadas, mas temos que manter o empenho e continuar vacinando para a população não ter riscos”, salienta a diretora.

Apenas duas doses da vacina são necessárias para a pessoa estar imunizada. De acordo com o calendário vacinal, a primeira dose é aplicada aos nove meses e o reforço aos quatro anos. Quem não tiver as duas doses precisa procurar uma UBS, com a caderneta de vacinação em mãos, para se atualizar. Em caso de dúvidas a respeito da vacina ou suspeita de estar contaminado, o morador deve procurar a UBS mais próxima.