09 MAR 2017
Secretário de Governo representa Olímpia em Congresso de Municípios

O secretário de Governo, Guto Zanette, participou na segunda-feira, 6, da abertura do Congresso de Municípios da Mogiana, no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto. O evento, que terminou nesta quarta-feira, 8, reuniu prefeitos e representantes de cidades das quatro regiões administrativas, Ribeirão Preto, Franca, Barretos e São José do Rio Preto, para o debate de Políticas Públicas, visando o desenvolvimento do Estado de São Paulo.

Participaram do encontro, Duarte Nogueira, Prefeito de Ribeirão Preto; Márcio França, Vice-Governador e Secretário Estadual de Desenvolvimento Ciências, Tecnologia e Inovação; Dr. Clésio Ledo, Subchefe Adjunto da Secretaria de Assuntos Federativos da Presidência da República; Fernando Capez, Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo; Ricardo Salles, Secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo; Laércio Benko, Secretário de Turismo do Estado de São Paulo; Alberto José Macedo Filho, Secretário de Estado; Antônio Henrique Carvalho Pires, Presidente da Fundação Nacional da Saúde – FUNASA; Daniel Kenji Tokuzumi, Superintendente da FUNASA São Paulo; Carlos Cruz, Presidente da Associação Paulista de Municípios – APM; Sebastião Misiara, Presidente da União dos Vereadores do Estado de São Paulo – UVESP; e Deputados Estaduais e Federais.

No primeiro dia do congresso foram discutidos os temas: Os municípios e a atual Conjuntura Econômica; O Papel do Tribunal de Contas e as diferentes formas de estruturação, fiscalização, funcionamento e mecanismos de Interação entre as Unidades de Controle Interno; O Panorama Atual da Conciliação e Mediação no Interesse dos Municípios; Ministério do Meio Ambiente e Secretaria de Estado do Meio Ambiente; As Ações da FUNASA em parceria com os municípios e Gestão Pública.

Outros assuntos como: SUS (Sistema Único de Saúde), Pacto Federativo e o verdadeiro papel do Vereador, Municípios de Interesse Turístico, Ministério das Cidades (Habitação, Saneamento e Mobilidade) e Educação também foram discutidos durante o congresso.

No encontro, também foi criado o Consórcio de Municípios da Mogiana, que será integrado por 32 municípios, com população estimada em 1,3 milhão de habitantes. O presidente interino do consórcio é o prefeito de Guariba, Francisco Mançano.

Para o secretário de Governo, Guto Zanette, a participação do município é muito importante. “Nesses encontros podemos trocar conhecimentos e experiências, e conhecer novas formas de administrar a cidade. É muito importante estar presente para que possamos aprender cada vez mais e trazer tudo isso para a nossa cidade”, disse.