02 MAR 2017
´Como prender a atenção dos alunos´ é tema de palestra para 600 professores

Na manhã desta quinta-feira, 2 de março, dia em que se comemora o aniversário de 114 anos da Estância Turística de Olímpia, cerca de 600 professores da rede municipal de ensino foram presenteados com uma palestra da conceituada Profª. Doutora Emília Cipriano, organizada pela Prefeitura, por meio da secretaria de Educação.

A apresentação, realizada no salão de convenções do Thermas dos Laranjais, abordou o tema “Como prender a atenção dos alunos em sala de aula”, discutindo o processo de aprendizado infantil.

“O debate de hoje começa com uma afirmação: “ensinamos aquilo que somos”. Ninguém consegue na educação ser um professor efetivamente se ele não trouxer, na sua história e em especial na sua postura, o gesto de acolher as pessoas e de perceber o papel profissional importante que ele exerce. Quando eu digo que ensinamos aquilo que somos eu quero dizer que nossa história é decisiva porque a história do ser humano é o maior patrimônio que ele tem”, refletiu a palestrante Emília Cipriano.

Para a secretária de Educação, Maristela Meniti, o evento traz uma discussão importante para o objetivo da educação de atender bem os alunos. “Este momento é sublime. Agradeço a presença de cada um de vocês aqui, pois cada um tem um papel especial, tem um momento com as nossas crianças e nós precisamos que, realmente, nossas crianças sintam-se acolhidas e respeitadas por uma educação de qualidade. Gostaria que vocês aproveitassem essa palestra. Com certeza, a professora Emília levará vocês para um caminho de reflexão, que chegará depois aos nossos alunos e isso é o mais importante”, declarou a secretária.

O prefeito Fernando Cunha também participou do evento, dando as boas-vindas aos professores, funcionários e gestores e reiterando a importância da educação para o município. “Nós temos aqui, hoje, uma ilustre visitante e eu queria agradecer à senhora Emília Cipriano, por vir trazer seu acervo de conhecimento para fazer chegar às nossas crianças. Hoje, 114 anos, acho que o aniversário é uma data que a gente aproveita para fazer reflexões sobre o que foi feito e o que há por fazer. E eu queria aproveitar a oportunidade de encontrar com vocês para dizer que eu estou muito satisfeito com o caminho que a gente está trilhando”, citou Fernando Cunha.

“Eu tenho visto em seminários que participo, indicadores de cidades similares a Olímpia, em termos de população e nível econômico, e Olímpia está com o IDEB muito bom em relação às demais. Então, vocês estão de parabéns, é uma missão contínua, permanente de aperfeiçoamento, mas Olímpia já é reconhecida por ter um seguimento de educação que está produzindo resultado, que é o que nos interessa, o resultado com as crianças com qualidade superior à maioria das cidades do nosso porte. Essa é a nossa meta e nossa intenção”, acrescentou o prefeito.

A PALESTRANTE

Emília Cipriano possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras "Professor Carlos Pasquale" (1983), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela PUC São Paulo (1991) e doutorado em Educação também PUC São Paulo (1998). Atualmente, é Professora Associada da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Professora do Sindicato dos Professores de São Paulo, Coordenadora e Membro do Grupo Gestor do Fórum Paulista de Educação Infantil e Pedagoga efetiva da Secretaria da Assistência Social da Prefeitura Municipal de SP. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil, Formação de Educadores, Política de Educação Infantil, Creche, Políticas Públicas e Proposta Pedagógica.