Olímpia/SP, 15 de setembro de 2019

17/02/2017
Saúde orienta turistas sobre prevenção contra a Febre Amarela

A secretaria de Saúde da Estância Turística de Olímpia, por meio da divisão de Vigilância em Saúde, com o objetivo de orientar olimpienses e turistas, informa que não houve diagnósticos positivos de Febre Amarela em humanos e macacos no município. O animal encontrado morto, no fim do ano passado, teve laudo negativo para a doença.

Mesmo o município não registrando nenhum caso de febre amarela, a divisão ressalta que a imunização é a principal forma de evitar a infecção pela doença. Por precaução, os viajantes devem tomar a vacina 10 dias antes da viagem, no mínimo, para destinos turísticos localizados em áreas de risco de infecção, especialmente para áreas ribeirinhas e de mata dos municípios da região de Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Araçatuba, Jales, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Araraquara, Bauru, Marília, Assis, Botucatu, Itapeva, São João da Boa Vista e parte da região de Sorocaba, conforme apresenta o Centro de Vigilância Epidemiológica “Prof. Alexandre Vranjac”.

A vacina contra a Febre Amarela tem eficácia superior a 95% e os anticorpos protetores aparecem entre o 7º e o 10º dia após a aplicação da dose. Apenas duas doses da vacina são necessárias para a pessoa estar imunizada para toda a vida. No calendário vacinal, a criança recebe a primeira dose aos 9 meses e o reforço aos 4 anos.