14 FEV 2017
FINANÇAS
Primeira parcela do IPTU vence sexta-feira com benefício para quem paga em dia

Os munícipes da Estância Turística de Olímpia e dos distritos devem estar atentos ao vencimento da cota única e da primeira parcela do IPTU 2017 (Imposto Predial e Territorial Urbano). Conforme oficializado pelo decreto 6.704, de 25 de janeiro de 2017, a data do primeiro vencimento foi adiada para a próxima sexta-feira, dia 17 de fevereiro.

A medida foi tomada devido ao atraso na confecção e impressão dos carnês por parte da agência responsável, sendo que os demais vencimentos permaneceram marcados para o dia 10 de cada mês.

O IPTU pode ser pago em cota única, com desconto de 2%, ou em dez parcelas sem juros. Em caso de atraso no pagamento, será cobrada multa de 1% ao mês mais juros corrigidos.

Em caso de dúvidas, o contribuinte pode procurar o setor de atendimento da prefeitura, na Rua Nove de Julho, 1054 – Centro.

PROGRAMA “FIC AZUL”

Os contribuintes que quitam em dia o pagamento do imposto são beneficiados anualmente com desconto no IPTU. Instituído em 2009, o Programa “FIC AZUL” premia os munícipes com porcentagens a abater no valor total do imposto, de acordo com a quantidade de anos consecutivos de adimplência, sendo o desconto mínimo de 5% (um ano de adimplência) e o máximo de 15% (cinco anos).

O benefício vem contemplado e discriminado no boleto do proprietário do imóvel, sendo também automaticamente cancelado em caso de inadimplência. Além disso, os contribuintes que possuem imóveis urbanos com pelo menos 10% de área verde também são favorecidos com desconto de 5%, pelo programa “FIC VERDE”, lembrando que o desconto não pode ser agregado ao concedido pelo FIC AZUL – categoria 4 ou superior, que some mais de 15%.

Dessa forma, o contribuinte adimplente que optar pelo pagamento da cota única do carnê do IPTU pode obter desconto de até 17% no valor total do tributo.