08 FEV 2017
Educação discute melhorias para o transporte escolar

Na manhã de terça-feira, 7 de fevereiro, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Educação, se reuniu com os perueiros, responsáveis pelo transporte escolar do município, para discutir as principais dificuldades e as possibilidades de melhorias para o serviço.

Ao todo, 25 dos 29 motoristas cadastrados participaram da reunião. Entre as questões apontadas estão os problemas com as estradas rurais da cidade devido às chuvas; a sinalização de solo para estacionamento dos veículos nas escolas; e ainda a importância do trabalho dos agentes de trânsito para orientação do tráfego no horário de pico.

Segundo a secretária de Educação, Maristela Meniti, o intuito do encontro foi estabelecer uma parceria com os perueiros para conhecer a realidade e buscar soluções para os problemas.

“O foco da administração, para o prefeito Fernando, está no trabalho em conjunto com as secretarias. Estamos apenas há um mês no governo, mas estamos em contato direto. Então, levantamos as necessidades e, em reunião, como os demais secretários, encaminhamos as solicitações para tentar uma solução.”

O serviço de transporte escolar do município é realizado pela COOTRANSPE – Cooperativa de Trabalho de Condutores Autônomos de Transporte Escolar e Alternativo de Olímpia – contratada por meio da Prodem para efetuar o transporte rural. Na área urbana, o serviço é feito também com o auxílio de ônibus.

O transporte gratuito da Estância Turística de Olímpia atende alunos tanto da rede municipal quanto da rede estadual de ensino, que moram em bairros rurais, nos distritos de Ribeiro dos Santos e Baguaçu e ainda estudantes que residem a mais de dois quilômetros da unidade escolar, desde que não haja escola no bairro ou que a escola não tenha vaga para o aluno.

Em outros casos, como a preferência da família por outra escola divergente do bairro ou período diverso ao que tem vaga, os custos com o transporte devem ser arcados pelo aluno. A secretaria de Educação reforça também que todos os estudantes do município já possuem um benefício de 50% de desconto para utilizar as linhas comuns de ônibus circulares. A solicitação deve ser feita na estação rodoviária, no guichê de atendimento da empresa Bontur Turismo, responsável pelo transporte coletivo municipal.