Olímpia/SP, 17 de junho de 2019

23/01/2017
Saúde alerta sobre importância do controle de caramujos

Período comum para a proliferação de mosquitos, o tempo úmido também contribui para o aparecimento de caramujos africanos que tiram o sossego dos munícipes. Os moluscos se tornaram comuns na Estância Turística de Olímpia sendo encontrados em terrenos, resíduos de construção civil, nas ruas e até mesmo nas residências.

De acordo com a diretora da divisão de vigilância em Saúde, Jaqueline Barbosa da Silva, os caramujos têm alguns parasitas que são prejudiciais à saúde, em especial pelo contato da pele com os moluscos.

“A nossa orientação para os munícipes é que, ao encontrar os caramujos, recolham eles com uma luva e coloque-os em um balde com água e sal. Quando os animais estiverem mortos condicione-os em um saco e deposite no lixo comum”, explica Jaqueline sobre como proceder com os animais.

Outra prática muito comum na cidade para evitar a proliferação é o depósito de sal sobre eles, mas a diretora alerta que, após fazer esta ação, o morador deve colocar o caramujo no lixo também. Além disso, a diretora ressalta que as hortas são locais de fácil proliferação e pede atenção ao manusear as verduras, realizando a limpeza das folhas.