13 JAN 2017
GESTÃO E PLANEJAMENTO
Banco do povo incentiva microempreendedores e movimenta renda no município

Prestes a completar 15 anos de atividades em Olímpia, o Banco do Povo Paulista inicia o ano de 2017 com 213 contratos de financiamentos ativos, sendo 54 assinados no ano passado. Ao todo, a instituição tem R$ 942 mil reais de crédito fornecidos a microempreendedores individuais, seja formal ou informal, e uma taxa de juros de 0,35% ao mês.

O Banco do Povo Paulista é um programa de microcrédito estabelecido por uma parceria entre a Prefeitura e o estado de São Paulo. O Município é responsável por 10% dos investimentos e a mão-de-obra, já o estado atua com 90%, sendo correspondente ao disponibilizado pelo município.

O Banco atende o pequeno empreendedor, o informal (aquele que não possui firma aberta) e empreendedores que são de médio porte, desde que o faturamento não ultrapasse R$ 360 mil no ano. Além destes, também o produtor rural, o motofretista, as “sacoleiras”, os perueiros, os lojistas, mecânicos, caminhoneiros, manicures, pedreiros.

A instituição é responsável pelo financiamento de abertura e regularização de empresas; compra de mercadorias e obras primas; compra e conserto de máquinas e equipamentos; compra e conserto de veículos, utilitários e muito mais. Para procurar o financiamento é necessário o empreendedor desenvolver atividade produtiva; residir ou ter negócio no município há mais de dois anos; ter faturamento bruto de até R$ 360 mil ao ano; e não possuir restrição cadastral, SPC, Serasa e Cadin Estadual.

Presentes nestes requisitos, o interessado em adquirir o financiamento precisa de um avalista que será uma pessoa física, com nome limpo, pode ser parente de 1º grau que não participe do negócio; e alienação fiduciária dos bens financiados (quando se tratar de investimento fixo).

De acordo com a agente de crédito e gestora do Banco do Povo Paulista, Rita de Cássia Gomes Matias é importante para a cidade pois possibilita a criação de empregos e o aumento de renda. “Quem procura o banco visa expandir o negócio e com isso gera um maior fomento da economia, possibilitando um maior fluxo de dinheiro no município”, explica Rita.

Documentos Necessários

O Banco divide as formas de financiamento e a verba destinada conforme a classificação do empreendimento entre formal e informal.

Caso o empreendedor que procura a instituição seja informal ele precisa apresentar o RG, o CPF, comprovante de residência (aceita apenas conta de água, luz ou telefone fixo), certidão de casamento (se houver também e necessário o RG e o CPF do Cônjuge), cópia da CNH, orçamento do bem a ser financiado, e se o empreendedor for do setor alimentício deverá apresentar o alvará, sendo o original de todos e duas cópias.

O empreendedor informal tem um limite de três financiamentos, sendo o primeiro de 3 mil, o segundo de 4 mil e o terceiro de 5 mil reais. O prazo máximo para a aprovação do crédito é de 60 dias. O limite para o pagamento do empréstimo é de 12 meses.

Para uma empresa solicitar o crédito é preciso apresentar o contrato social e alterações, cartão do CNPJ, cartão da inscrição estadual, cartão da inscrição municipal, RG dos sócios e dos cônjuges (se houver), comprovante de residência dos sócios e da empresa (água, luz e telefone), certidão de casamento dos sócios (se houver), cópia da CNH, faturamento dos últimos 12 meses, orçamento do bem a ser financiado, sendo o original e duas cópias de todos. O financiamento pode ser de R$ 7.500,00 até R$ 20.000,00. O empréstimo deverá ser quitado em até 36 meses.

Para ser avalista, além de não ser restrito, é precisa apresentar o RG do avalista e do cônjuge (se houver), CPF do avalista e cônjuge (se houver), certidão de casamento (se houver), comprovante de residência (água, luz e telefone fixo), cópia de CNH, três holerites, carteira de trabalho, sendo o original de todos e duas cópias.

“O interessado procura o banco, as informações são enviadas à São Paulo. Em São Paulo a situação é analisada e retornada no dia seguinte. O agente de crédito vai ao estabelecimento conhecer, faz um arquivo fotográfico e envia três fotos para o Sistema em São Paulo. Liberado o financiamento, o contemplado vem ao banco assinar o contrato e o dinheiro é depositado na conta do cliente. O cliente paga o credor e tem um prazo de 30 dias para apresentar a nota fiscal.

O Banco do Povo Paulista está localizado na Rua Bernardino de Campos, 1.440, centro.