Olímpia/SP, 15 de outubro de 2019

21/05/2018
Saúde realiza vacinação contra a gripe em pacientes acamados

Em busca de praticar uma saúde mais humanizada e com atendimento especializado para os moradores, a secretaria de Saúde da Estância Turística de Olímpia tem adotado medidas para oferecer mais qualidade aos usuários. Pensando nisso, no último sábado (19), a divisão de Vigilância Epidemiológica realizou a vacinação contra a gripe em pacientes acamados do município.

A estratégia resultou na imunização de 155 pacientes acamados ou com mobilidade reduzida. Com seis equipes, formadas por enfermeiros e técnicos em enfermagem, os profissionais percorreram todos os bairros aplicando as doses em pacientes cadastrados e instruindo os cuidadores e familiares sobre os sintomas da gripe e a importância de estar atento a qualquer mudança do quadro clínico.

Em relação ao número de vacinas, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe já registra 8.303 doses aplicadas no município, aproximadamente 65,75% de cobertura. Os dados também demonstram que foram imunizados 1.137 Crianças (39,89%); 869 Trabalhadores de Saúde (95,32%); 194 Gestantes (40,50%); 89 Puérperas (11,66%); 5.525 Idosos (73,98) e 461 Professores (56,22%).

Segundo o balanço, a cidade já atingiu a meta em alguns grupos de risco como trabalhadores da saúde e idosos, sendo que no caso das crianças, gestantes e mulheres no pós-parto a procura está bem abaixo no esperado, por isso, a Saúde ressalta a importância deste público procurar as UBS para receber a dose da vacina.

De acordo com o secretário de Saúde, Marcos Roberto Pagliuco, a ação desenvolvida pelo município facilita e cria mecanismos que previnem doenças. “Ao visitar o acamado e imunizá-lo é possível orientar e analisar o quadro do paciente. Com a equipe presente, os responsáveis podem sanar dúvidas sobre como identificar a doença”, explica o secretário.

A Campanha de Vacinação segue até o dia 1º de junho, sendo que o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 16h.