Olímpia/SP, 26 de junho de 2019

07/06/2018
Atividade com professores da Educação Infantil trabalha temática do Folclore

Visando aprimorar o conhecimento e os estudos a respeito do Folclore para desenvolver o tema com os alunos, professores da rede municipal de ensino participaram, nessa semana, de uma atividade especial.

Destinada aos profissionais da Educação Infantil – modalidade Pré-Escola, a oficina foi ministrada pelo coordenador Técnico Pedagógico da secretaria de Educação, Tiago Pessoa Lourenço, na entidade filantrópica Cidade Mirim.

Durante a ação, os professores trabalharam a proposta de jogos e brincadeiras populares, resgatando memórias e tradições, tornando possível vivenciar o Folclore em todos os seus aspectos.

Foram desenvolvidas também atividades para a criação de coreografias de forma lúdica das danças Caranguejo, Sarrabalho e Festa na Roça, do compositor e poeta olimpiense Wadão Marques, para que, por meio das professoras, esses conhecimentos cheguem até as crianças, com o intuito de promover a cultura popular.

Houve ainda confecção de brinquedos populares, como o Cachimbo do Saci Pererê e o Barangandão, que, segundo o professor Tiago, são brinquedos atrativos, significativos para o contexto e promovem desenvolvimento de inúmeras habilidades.