12 JUN 2018
CULTURA, ESPORTES E LAZER
Museu de História e Folclore exibe exposição de fotografias até agosto

O Museu de História e Folclore “Maria Olímpia”, da Estância Turística de Olímpia, exibe até a semana do 54ª Festival do Folclore, no mês de agosto, a exposição de fotografias denominada “Filhos de Deus”, do artista Daniel Taveira. Até lá, apreciadores da arte e da cultura poderão conferir, com entrada gratuita, as 26 peças que capturam as histórias por meio do olhar e das lentes de seu autor.

A abertura do evento ocorreu na manhã de sexta-feira, dia 8, às 10 horas, nas instalações do Museu, localizado, na Rua David de Oliveira, 89, no centro da cidade. Participaram da cerimônia a secretária de Cultura, Esportes e Lazer, Tina Riscali, o diretor de Cultura, Charles Amaral, a diretora do Museu, Rosely Seno, e a representante do Museu de Artes Sacra de São Paulo, Elaine Bueno. O prefeito Fernando Cunha esteve no Museu, na quinta-feira (07), para conhecer as obras do fotógrafo e conversar com a organização da exposição.

“A mostra é focada na intenção do artista de mostrar ao mundo que independentemente da sua raça, cultura, crença, orientação sexual, nível social ou cor, você é por natureza um filho ou uma filha de Deus”, observou a secretária Tina Riscali.

De acordo com a representante do Museu de Arte Sacra de São Paulo, Elaine Bueno, o trabalho do fotógrafo é profundamente influenciado por rostos que mostram a passagem do tempo e tradições. Suas imagens evidenciam sua admiração por culturas estrangeiras, civilizações antigas, especialmente mexicanas. “As peças se encaixaram perfeitamente no Museu de Olímpia, que é um prédio lindo. Procuramos o espaço específico para distribuir as obras para um contexto de leitura. Esperamos que público aprecie”, disse Elaine.

“A mostra é uma parceria do Museu de Arte Sacra de São Paulo com o Museu de Olímpia, em uma inciativa inédita da secretaria Municipal de Cultura, que conta com o apoio irrestrito da Prefeitura para realizar um intercâmbio cultural entre Museus. Esta será a primeira de muitas outras exposições que esperamos trazer para Olímpia através desse tipo de ação”, ressaltou a diretora do Museu local, Rosely Seno.

Também prestigiaram o evento os secretários municipais Selim Murad (Turismo) Mary Brito (Finanças), Cristina Reale (Assistência Social), Kuka Martinez (Fundo Social) e Maristela Meniti (Educação), membros do Conselho Municipal de Cultura e a equipe da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer.

A exposição pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas.

O ARTISTA

Daniel Taveira, natural dos cerrados do Brasil Central, onde nasceu, em Tocantinópolis, Tocantins, depois de mudar-se para o México em 2010, conheceu e estudou com a grande fotógrafa Nadine Markova, em Brooklin - NYC e México. Como seu discípulo, passou a procurar o momento decisivo em que o diafragma de suas lentes busca descobrir o instante único, a expressão das imagens, luzes, cores, formas e emoções.