19 JUL 2018
Construção de galerias pluviais avança pela região central

A Rua Américo Brasiliense, que sofre nos períodos de chuvas com as constantes inundações, está recebendo as obras de construção de galerias de águas pluviais. No total, serão investidos quase R$ 547 mil do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), sendo deste montante cerca de R$ 221 mil de contrapartida do município. Também serão contemplados alguns trechos das ruas Dr. Antônio Olímpio e 9 de Julho.

De acordo com a secretaria municipal de Obras, Engenharia e Infraestrutura, 30% dos trabalhos já foram executados pela empresa Meribá – Engenharia e Indústria Eirelli – ME, vencedora do processo licitatório. “Concluímos a obra até Rua General Osório e, atualmente, está em andamento o trecho até a Rua Coronel Francisco Nogueira. Durante as obras, algumas interdições são necessárias para garantir a segurança dos pedestres, motoristas e trabalhadores. Então, sempre interditamos dois quarteirões para a execução do serviço”, disse o secretário de Obras, Fernando Covello.

Os serviços estão sendo executados por etapa. No primeiro momento, são feitas a demolição do pavimento, escavação, assentamento de tubos e reaterro. Depois, é realizada a execução dos poços de visita e bocas de lobo. E, por fim, os reparos de calçadas e guias para a pavimentação. “Cada quarteirão leva em torno de 2 a 3 semanas para a execução. No trecho entre o Córrego Olhos D’Água até a Rua General Osório, tivemos algumas interferências, mas todos os problemas foram sanados e agora a obra segue avançando”, explicou o secretário.

Para a obra serão utilizados cerca de 800 metros de tubo, além de 250 metros de ramais (tubos ligados à rede de esgoto). “Construção de galerias pluviais são obras de infraestrutura que causam grande impacto no cotidiano dos cidadãos. A falta de uma captação de água na região central tem sido responsável pelos problemas que os moradores enfrentam durante as chuvas. Por isso, estamos investindo constantemente na construção e revitalização de milhares de metros de galerias pluviais em todos os cantos da cidade, solucionando problemas de enxurradas e inundações”, afirmou o prefeito Fernando Cunha.

A secretaria de Obras informa ainda que os transtornos são temporários, mas solucionarão um problema antigo e que sempre prejudicou os moradores e usuários das vias. “Pedimos a compreensão dos moradores e comerciantes, pois faremos as bocas de lobo e as calçadas serão refeitas”, finalizou o secretário Fernando Covello.