06 AGO 2018
Começa a campanha contra pólio e sarampo

A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo começou em todo o território nacional nesta segunda-feira (6) e segue até o dia 31. Com intuito de facilitar a ida dos pais às Unidades Básicas de Saúde, conforme determinação da Secretaria Estadual da Saúde, a secretaria de Saúde da Estância Turística de Olímpia realizou um Dia D, no último sábado (4), adiantando a vacinação e imunizando centenas de crianças.

Durante todo o dia, as UBS do município receberam pais com dúvidas sobre as doenças, como proceder em caso de suspeita e com crianças para receber a dose. A ação contou com a participação dos personagens Zé Gotinha e Maria Gotinha para interagir com o público-alvo e facilitar a imunização.

De acordo com a diretora da divisão da Vigilância em Saúde, Aparecida Niceia Mussolin, todas as unidades têm vacinas e estarão abertas das 7h30 às 16h.

“No sábado fizemos o primeiro Dia D da campanha e, mesmo com um movimento bem tranquilo, conseguimos vacinar centenas de crianças e orientar os moradores. Quem procurou a UBS pode conhecer mais sobre os riscos de não vacinar e a importância de ter a caderneta de vacinação em dia. Até o fim do mês seguiremos de segunda a sexta vacinando”, explica a diretora.

O segundo Dia D da campanha será realizado no sábado, 18 de agosto, das 8h às 17h, com a disponibilidade de vacinas nos seguintes locais: Dr. Waldomiro Paiva Luz (Cohab I e II); Dr. Francisco Figueiredo Filho (São José); Dr. Clodoaldo Marins Sarti (Santa Ifigênia); Dona Dalva Fernandes Moreda Ayusso (Campo Belo); Valter Stuk (Cohab IV);  Dr. Waldemar Lopes Ferraz (Tropical II); e Ambulatório de Referência e Especialidades (Postão); Dr. Gilberto Vicente Mora; e Dr. Custódio Ribeiro de Carvalho.

A Saúde explica que o esquema vacinal para poliomielite é composto por três doses que são administradas aos dois, quatro e seis meses, sendo necessárias doses de reforço aos 15 meses e aos quatro anos de idade. Em relação ao sarampo, a vacina tríplice viral é aplicada em duas doses, uma aos 12 meses e um reforço aos 15 meses e também protege contra a rubéola e a caxumba.