06 AGO 2018
Comitiva de Olímpia discute novo Fórum com presidente do Tribunal de Justiça

Uma comitiva da Estância Turística de Olímpia esteve, na última semana, na capital paulista em uma audiência com o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças. O objetivo do grupo foi solicitar ações e gestões para a construção de um novo Fórum ou para ampliação do prédio existente, em áreas do seu entorno.

Na ocasião, os presentes apresentaram ao Presidente as justificativas da ampliação e pedindo recursos estaduais para que a obra seja executada. Atualmente, o Fórum de Olímpia atende mais de 100 mil pessoas de seis municípios da Comarca, com um movimento processual de cerca de 13.500 ações judiciais, tornando, assim, o espaço físico atual insuficiente para acomodação de processos e funcionários. Além disso, outras dependências ligadas ao Judiciário, como o Cartório Eleitoral e o CEJUSC, estão alocadas em prédios alheios ao Fórum devido à falta de espaço, o que gera despesas extras, descentralização dos trabalhos, necessidade de deslocamento e dificuldade no trabalho dos servidores e no atendimento da população.

Durante o encontro, o prefeito de Olímpia e o juiz diretor do Fórum, Lucas Figueiredo Alves da Silva, pediram prioridade para o atendimento da reinvindicação entre os municípios do estado. O caso vai ser levado ao colegiado do Tribunal de Justiça. A obra que está orçada em R$ 10 milhões de recursos teria a contrapartida de 20% do município.

A Prefeitura se comprometeu ainda a abrigar a sede da Casa da Lavoura, órgão ligado à secretaria de Agricultura do Estado, em outro local, uma vez que atualmente suas dependências funcionam entre o prédio principal do Fórum e a sede da 3ª Vara Cível, onde justamente o projeto prevê a ampliação. Outro pedido também foi para a criação de duas vagas de juiz auxiliar para a cidade, com base no Projeto de Lei Complementar 34/2017. O pleito é uma antiga reivindicação do judiciário tendo em vista a demanda crescente de processos e a estrutura do local.

Além do prefeito de Olímpia e do juiz diretor do Fórum, a comitiva da Comarca de Olímpia foi integrada pelo prefeito Gustavo da Costa (Cajobi); pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Gustavo Pimenta; pelo secretário de Gestão e Planejamento, Edilson César de Nadai; pelo presidente da 74ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Márcio Eugênio Diniz; pelo assessor da Mesa Diretora da Câmara Municipal, Gustavo Matias Perroni, pelo deputado estadual Orlando Bolçone e pelo chefe da Administração do fórum, Fernando Morandi.

Da reunião também participaram o desembargador olimpiense Ronaldo Sérgio Moreira da Silva, amigo de infância do prefeito, e os juízes assessores da Presidência Marco Fábio Morsello e Leandro Galluzzi dos Santos (Gabinete Civil) e Renato Hasegawa Lousano (Tecnologia, Gestão e Contratos).

No ano passado, o secretário estadual de Justiça e da Defesa da Cidadania, Márcio Fernando Elias Rosa, recebeu as reinvindicações de Olímpia e também se mostrou entusiasta ao pedido.