Ir para conteúdo do site
Olímpia/SP, 24 de outubro de 2018

tempo
22°C MIN 29°C MAX
Borda

Ir para conteúdo

Prefeitura
Acompanhe-nos:
Facebook
Twitter
Flickr
Notícias
Principal   Notícias
 

09/08/2018 às 11:27:00
Novos grupos visitantes estreiam no 54º Festival do Folclore nesta quinta

Chegando à sexta noite de apresentações do 54º Festival do Folclore de Olímpia, os palcos do Recinto do Folclore receberão novos grupos visitantes que ainda não se apresentaram nesta edição.

Um deles é o Batalhão de Bacamarteiros, de Carmópolis – Sergipe, um dos grupos mais tradicionais do festival e esperados pelo público. Conhecidos por atirarem com o Bacamarte, arma artesanal utilizada pelos negros nos engenhos, o Batalhão possui 60 integrantes, entre homens, mulheres e crianças. Os instrumentos musicais são fabricados com a madeira do jenipapo, couro de animais e sementes.

Para fabricar a pólvora, é utilizado o carvão produzido a partir da umbaúba, cachaça e enxofre. Durante os festejos juninos, acontece o ritual do Pisa Pólvora para comemorar os Santos do mês. A musicalidade e o ritmo contagiante encantam todos que assistem às apresentações do grupo pelo país.

O grupo estreia na noite desta quinta-feira, dia 9, no palco da festa, sendo o terceiro a se apresentar, depois da Cia de Santos Reis “Os Visitantes de Belém”, de Olímpia, e do Boi Calemba Pintadinho, de São Gonçalo do Amarante, Rio Grande do Norte, que também dança pela primeira vez nesta edição, trazendo uma das manifestações folclóricas potiguares mais importantes com mais de 100 anos de história.

Na programação, ainda estão a Guarda de Moçambique Pé de Coroa Nossa Senhora do Rosário, de Olímpia, o Papanguarte Balé Popular de Bezerros, de Pernambuco, e o Grupo Folclórico de Danças Afro Brasileiras e Capoeira, de Olímpia, que também farão sua estreia na 54ª edição.

Finalizando o palco principal, estão o Grupo Olimpiense de Danças Parafolclóricas “Cidade Menina Moça” GODAP, de Olímpia, Grupo de Cultura Nativa Tropeiros da Borborema, de Campina Grande, Paraíba e o Parafolclórico Frutos do Pará – Belém do Pará.

No Palco Maria Jesus de Miranda, a programação é a seguinte: Cia de Santos Reis “Fernandes”, de Olímpia; Grupos Folclóricos Parafusos e Taieiras, de Lagarto, Sergipe; Associação Folclórica Boi de Mamão do Pantanal, de Florianópolis, Santa Catarina, que se apresenta pela primeira vez neste ano. Na sequência virão: Grupo Cultural Xique Xique, de Maceió, Alagoas; Grupo Universitário de Danças Parafolclóricas Fogança, de Maringá, Paraná e Nação do Maracatu Porto Rico, de Recife, Pernambuco.

APRESENTAÇÕES DE QUARTA-FEIRA

Na noite de quarta-feira (08), no palco principal, se apresentaram o Grupo “Dança de São Gonçalo”, de Olímpia; o Siriri Flor de Atalaia, de Cuiabá, Mato Grosso; a Associação Cultural Anástasis Artes Cênicas & Solidariedade, de Olímpia; o Nação do Maracatu Porto Rico, de Recife, Pernambuco; o Coletivo CANDACE de Danças Populares Contemporâneas, de Salvador, Bahia; e a Associação Folclórica Paramazon, de Belém do Pará.

No Palco Maria Jesus de Miranda, dançaram o Grupo de Cultura Nativa Tropeiros da Borborema, de Campina Grande, Paraíba; Companhia de Ritmos e Danças Populares Cordapes, de Fortaleza, Ceará; Balé Folclórico SISAIS, de Pocinhos, Paraíba; e CTG Lalau Miranda, de Passo Fundo, Rio Grande do Sul.

 
 
 
 
Conheça nossas redes sociais
e compartilhe com seus amigos:
Facebook
Twitter
Flickr
Informativos da Prefeitura, cadastre-se.
Borda
Logo
Mapa Localização: Praça Rui Barbosa, nº 54 - Centro
CEP: 15400-000 | Olímpia - SP
Telefone Telefone para Atendimento:
(17) 3279-2727
Atendimento Atendimento:
Segunda-feira a Sexta-feira das 8h às 17h
© Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados.
Instar
Seta
icone instar © Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados.