Olímpia/SP, 14 de agosto de 2018

10/08/2018 às 08:57:00
Saúde orientará sobre leishmaniose durante a Campanha de Raiva

Aproveitando o período da Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal, a secretaria de Saúde da Estância Turística de Olímpia, por meio da divisão de Vigilância em Saúde, realizará, simultaneamente, uma ação de conscientização sobre a leishmaniose visceral.

Os profissionais da Saúde, que estarão nos postos de vacinação nos dias 25 e 26 de agosto e 1 e 2 de setembro, instruirão os donos de cães e gatos sobre como identificar sintomas característicos da doença e as medidas a serem tomadas para evitar a proliferação do mosquito palha, que abriga o transmissor Lutzomyia. Além disso, caso o animal apresente sintomas como: descamação seca da pele, pelos quebradiços, nódulos na pele, úlceras, febre, atrofia muscular, fraqueza, anorexia, falta de apetite, vômito, diarreia, lesões oculares e sangramentos, o setor de Vigilância Sanitária será comunicado.

De acordo com a diretora da divisão, Aparecida Niceia Mussolin, a ação faz parte da Semana Nacional de Controle da Leishmaniose, que é realizada de 6 a 10 de agosto. Porém, como estratégia de alcançar o maior número de pessoas, a divisão de Vigilância em Saúde fará a conscientização durante a vacinação contra a Raiva.

“Durante a campanha de vacinação milhares de pessoas passarão pelos postos e esta é a oportunidade perfeita para orientar os moradores sobre uma doença que atinge animais e humanos”, explica Niceia.

A equipe de Saúde também estará presente no Cãopanheiro, orientando a população sobre a importância da prevenção contra as doenças e o cuidado com os animais. O evento que será realizado no dia 19 de agosto (domingo), na Praça da Matriz, das 8h às 12h, com diversas atrações para o público que comparecer com o animal de estimação. A iniciativa é do SBT com apoio da Prefeitura, da Daemo Ambiental, das Ong’s municipais, além de patrocinadores do ramo pet.

© Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados.
icone instar © Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados.