15 AGO 2018
Social realiza ações do movimento Agosto Violeta

A secretaria de Assistência Social da Estância Turística de Olímpia está promovendo durante todo o mês, com o apoio das igrejas Nossa Senhora Aparecida; São José e São João Batista, o movimento “Agosto Violeta – Semeando o Perdão, Colhendo a Paz”. A ação busca estimular e refletir a importância do perdão para a sociedade e como promover a paz e o bem-estar entre as pessoas.

Durante o mês, o prédio da Prefeitura da Estância Turística de Olímpia permanecerá iluminado de violeta. Além disso, o Social realiza nas três unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e no Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) ações de conscientização e combate à violência com as famílias atendidas pelos programas sociais, esse é um mecanismo de promover a paz. As ações estimulam mais tolerância e pedem o fim da violência com a prática do perdão. Além disso, os moradores atendidos pelos programas recebem laços violetas que simbolizam tolerância e equilíbrio, fortalecendo os trabalhos do mês.

A programação também inclui a realização de três missas, sendo a primeira na Matriz São José, no dia 28, às 19h. No dia 29, a celebração será na Matriz Nossa Senhora Aparecida - Fenossa, com a realização da Missa de Cura e Agosto Violeta, às 19h30. Já no dia 30, às 19h o encontro é na comunidade de Santa Rita, Matriz de São João Batista.

O movimento surgiu devido ao Dia Nacional do Perdão (30 de agosto) proposto pela deputada federal Keiko Ota (PSB) em alusão à morte de seu filho (1997) e sancionada pela Lei Federal 13.47/2017. O Agosto Violeta destaca a luta de movimentos sociais e de familiares por justiça, remetendo à purificação e curas físicas, mentais e emocionais, alcançando a consciência do perdão.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Cristina Reale, o “Agosto Violeta” estimula cada cidadão a pensar em suas ações e como o simples ato de perdoar traz benefícios, de bem-estar e paz para toda a comunidade. A cor violeta simboliza a transformação para a cultura de paz.

“Perdoar é um exercício mental e sentimental. O perdão é um instrumento de tolerância entra as pessoas, capaz de produzir um bem-estar na vida pessoal e profissional. As ações do ‘Agosto Violeta’ visam nos exercitar para um bem maior, alcançar uma paz de espírito e, com isto, melhorar a sociedade que vivemos”, explica Cristina Reale.