15 AGO 2018
Atividades da Educação reúnem quase 5 mil pessoas no Festival do Folclore

Ganhando cada vez mais reconhecimento do público, as atividades da secretaria de Educação durante o 54º Festival do Folclore da Estância Turística de Olímpia reuniram cerca de 5 mil pessoas em sua programação diversificada. O número superou o público do ano passado, quando foram registradas 4.500 pessoas.

O Pavilhão da Educação é um dos espaços mais importantes do festival, uma vez que é voltado à preservação da cultura e da tradição, e ao estudo do folclore, principalmente, direcionado às crianças e educadores. Localizado na barraca A, o ambiente foi decorado com elementos em alusão ao Jubileu de Milho, comemorado nesta edição, e proporcionou uma programação especial entre os dias 06 e 09 de agosto, com muita música, aprendizado, interação e troca de experiências.

O Minifestival contou com a presença de 2.800 pessoas, uma média de 650 pessoas por dia. Durante o evento, as crianças da rede municipal apresentaram danças típicas da cultura brasileira, representando as mais diversas culturas e estados, reproduzindo as danças que os grupos visitantes também trazem para o festival. A atividade, desenvolvida no período da tarde, incentiva as crianças a conhecer e valorizar a cultura local e do país, além de promover a interação entre os alunos e os grupos presentes no festival.

Assim como no ano passado, além das escolas do município, o Minifestival também atraiu um público regional, recebendo a visita de 13 cidades da região: Bálsamo, Severínia, São José do Rio Preto, Ariranha, Uchoa, Nova Aliança, Guaíra, Bady Bassitt, Cedral, Tabapuã, Embaúba, Urupês e Bebedouro.

Enquanto isso, no período da manhã, 341 professores participaram do Seminário de Estudos, que contou com um circuito de palestras ministradas por folclorólogos, pesquisadores e integrantes dos grupos participantes do festival, que abordaram temas relacionados à cultura e à tradição dos estados e regiões brasileiras. Nos intervalos das palestras, os alunos da Educação Infantil da rede municipal de ensino realizaram apresentações em homenagem às danças do país.

Também de manhã, os alunos puderam participar da Gincana de Brinquedos Infantis e da Folclorança. As duas atividades são tradicionais no festival e trabalham a preservação da cultura e proporcionam às crianças o resgate e a vivência da tradição. Na Gincana, os alunos se divertiram com brincadeiras antigas como bétia, corrida do saco, amarelinha, cabo de guerra, entre outras. Já na Folclorança, eles tiveram a oportunidade de fabricar seu próprio brinquedo, aprendendo a confeccionar cata-vento e peteca, valorizando as raízes culturais. A Gincana  contou com a participação de 1.000 crianças e a Folclorança com 816 crianças.

Para a secretária de Educação, Maristela Meniti, o contato das crianças com o folclore é valioso para a formação dos alunos e preservação da cultura do país.

“Nós vemos essa ampla participação como um resultado muito positivo de todo o trabalho que é realizado com os alunos durante o ano nas escolas. Com as atividades, trazemos para as crianças o despertar para o conhecimento da cultura. Plantamos uma sementinha na Educação, esperando colher os frutos futuros, mantendo os ensinamentos do Prof. José Sant’anna”, destacou a secretária.