16 AGO 2018
Saúde realiza palestras sobre a raiva em escolas estaduais

A Estância Turística de Olímpia iniciará, a partir do dia 25 de agosto, a Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal e, para destacar a importância de vacinar os animais de estimação, a secretaria de Saúde está realizando palestras nas Escolas Estaduais do município para conscientizar sobre o tema.

As palestras são desenvolvidas por meio de uma parceria do setor de Educação Permanente, da Atenção Básica e o setor de Vigilância Sanitária da Vigilância em Saúde. Nos encontros, o veterinário do município, Sérgio Mendes, debate com os alunos a importância de vacinar o cão e o gato e o quão nociva é a raiva. Essa zoonose é causada por um vírus mortal que atinge o sistema nervoso central tanto ao homem quando aos animais, levando-os a óbito.

Além disso, destaca que o morcego hematófago é o principal transmissor da raiva porque pode infectar bovinos, equinos, cães, gatos, seres humanos e morcegos de outras espécies, sendo o cachorro o principal animal que transmite raiva ao homem.

Para o veterinário, as palestras possibilitam uma discussão mais lúdica e com conteúdo dinâmico. “Procuramos mostrar para os alunos que vacinar é simples e pode salvar a vida do seu animal e evitar problemas de saúde”, aponta o veterinário.

Campanha de Vacinação

A vacinação dos animais será realizada nos dias 25 e 26 de agosto e 1º e 2 de setembro (sábado e domingo). Os profissionais da Saúde estarão distribuídos em pontos de vacinação espalhados pela cidade nesses dias, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

No dia 25, os postos de vacinação serão: Centro de Saúde (Postão); Acessa São Paulo (Cohab IV); Centro Comunitário (Santa Ifigênia) e UBS Clodoaldo Martins Sarti (Santa Ifigênia).

No dia 26, os donos de animais poderão procurar os seguintes postos: UBSF Dr. Francisco Figueiredo Filho (São José); Centro de Referência de Assistência Social II (São José); Daemo Ambiental; UBS Waldemar Lopes Ferraz (Tropical II); e a UBSF Dr. Gilberto Vicente Mora (Baguaçu).

No dia 1º de setembro, os pontos de vacinação estarão na Padaria do bairro Santa Fé; Praça do Jardim Cizoto; Praça do São Benedito; e no Parque do Quinta da Colina. E no dia 2, os postos serão na Praça da Cohab I e II; no Morada Verde; no Centro de Referência do Idoso (CRI); na Praça do Harmonia e na Praça do distrito de Ribeiro dos Santos.

Todos os animais acima de três meses de idade deverão ser vacinados durante a campanha.