29 AGO 2018
Agosto Violeta é celebrado com ações e missas no município

Durante todo o mês, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Assistência Social está realizando diversas ações aliadas ao movimento “Agosto Violeta – Semeando o Perdão, Colhendo a Paz”, desenvolvido pelo município, buscando estimular o bem-social e a harmonia entre os moradores.

Para marcar as atividades, tiveram início, nesta terça-feira (28), as celebrações de missas que estimulam o perdão, a tolerância e o fim da violência.

A primeira missa foi realizada na Matriz São José e reuniu fiéis que buscam no perdão a paz espiritual. Já nesta quarta-feira (29), a celebração será no salão paroquial da Matriz de Nossa Senhora Aparecida – Fenossa, com a realização da Missa de Cura e Agosto Violeta, às 19h30. Na quinta-feira (30), às 19h, o encontro será na comunidade de Santa Rita, que integra a Paróquia de São João Batista.

Ainda no decorrer do mês, a secretaria de Assistência Social tem realizado nas três unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e no Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) debates e ações de combate à violência com as famílias atendidas pelos programas sociais, estimulando esse à promoção da paz. Além disso, o prédio da Prefeitura permanece iluminado de violeta e os moradores atendidos pelos programas recebem laços violetas que simbolizam tolerância e equilíbrio.

O movimento surgiu devido ao Dia Nacional do Perdão (30 de agosto) proposto pela deputada federal Keiko Ota (PSB) em alusão à morte de seu filho (1997) e sancionada pela Lei Federal 13.47/2017. Segundo a secretária de Assistência Social, Cristina Reale, o Agosto Violeta destaca a luta de movimentos sociais e de familiares por justiça, remetendo à purificação e curas físicas, mentais e emocionais, alcançando a consciência do perdão.

“É preciso refletir sobre nossas ações e, sobretudo, saber que o perdão é um exercício mental que nos faz alcançar a paz. Assim, buscamos melhorar a sociedade criando mecanismos para uma vida harmoniosa”, explica Cristina.