Olímpia/SP, 20 de junho de 2019

03/09/2018 às 11:03:00
Ruas serão interditadas para o desfile da Independência nesta sexta

Nesta sexta-feira, dia 7 de setembro, será realizada mais um edição do tradicional desfile cívico da Independência do Brasil, que completa 196 anos.

A fim de organizar a área de concentração e o trajeto do desfile, a Prodem – Progresso e Desenvolvimento Municipal fará a sinalização e interdição das ruas a partir das 7h da manhã, com liberação após o término do evento.

Desta forma, o trânsito estará interrompido ao longo da Rua David de Oliveira, no trecho entre a Rua Cassiano de Melo até a Rua Coronel Francisco Nogueira, com pontos de bloqueio nos cruzamentos que dão acessos às referidas vias. Além disso, as Ruas Caetano Gotardi e José Clemêncio, onde os grupos se preparam para o desfile também serão interditadas, entre as Ruas Bernardino de Campos e 9 de Julho.

Organizado pela Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Educação, o evento terá início às 8 horas, com o hasteamento das bandeiras e execução do Hino Nacional, nos mastros localizados no centro da Praça Rui Barbosa. Em seguida, às 8h30, será aberto o desfile com a passagem dos grupos.

Ao todo, mais de 50 grupos, escolas e entidades participarão, percorrendo o trajeto de aproximadamente 400 metros pela Rua David de Oliveira, entre as ruas Síria (início) e Coronel Francisco Nogueira (dispersão).

O desfile deste ano terá como tema “Cidadania, o alicerce da Independência de uma nação!” com o objetivo de trazer uma reflexão sobre a construção da cultura de um povo, valorizando a inclusão e o respeito e considerando a pluralidade religiosa, étnica, estética e política da sociedade brasileira. Os participantes levarão cartazes, faixas e elementos em alusão ao tema.

SEMANA DA PÁTRIA

No decorrer desta semana, as escolas da rede municipal de ensino realizarão diversas atividades e ações para trabalhar o tema da Independência com os alunos. Nesta segunda-feira, 03 de setembro, foi realizado um ato cívico com desfile no distrito de Ribeiro dos Santos. A ação contou com a participação das escolas do distrito, da população e do Tiro de Guerra 02-025 da Estância Turística de Olímpia.