06 SET 2018
Escolas comemoram Semana da Pátria com atos cívicos

Na semana em que se comemora 196 anos da Independência do Brasil, as escolas municipais da Estância Turística de Olímpia estão realizando ações em celebração à data com o objetivo de incentivar o patriotismo e ensinar as crianças sobre a história do país e a importância do ato.

Na segunda-feira (03), um ato cívico com desfile foi realizado no distrito de Ribeiro dos Santos. A ação contou com a participação das EMEB Professor José Sant’anna, Professora Vandelice, a escola estadual Professor Francisco Bernardes Ferreira, o Tiro de Guerra 02-025 e a comunidade.

Na quarta-feira (05), a EMEB Jardim Hélio Cazarini também promoveu um ato cívico com uma apresentação dos atiradores TG 02-025. A ação foi ainda prestigiada pelos alunos da EMEB Professora Helena Covello, EMEB Pedrinho e escola estadual EE Professora Alzira Tonelli Zaccarelli.

Já nesta quinta-feira (06), as comemorações prosseguiram com uma passeata no distrito de Baguaçu. Estiveram presentes professores e alunos da EMEB Washington Junqueira Franco, EMEB Visconde de Sabugosa e escola estadual Doutor Eloi Lopes Ferraz. Os participantes percorreram as ruas do distrito e entoaram o Hino Nacional na praça.

Além dos atos, as demais escolas também realizaram atividades em sala de aula envolvendo o tema. A grande atração da Semana da Pátria será o Desfile Cívico da Independência, nesta sexta-feira (07).

Organizado pela Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Educação, o evento terá início às 8 horas, com o hasteamento das bandeiras e execução do Hino Nacional, nos mastros localizados no centro da Praça Rui Barbosa. Em seguida, às 8h30, será aberto o desfile com a passagem de quase 70 grupos.

O desfile deste ano terá como tema “Cidadania, o alicerce da Independência de uma nação!” com o objetivo de trazer uma reflexão sobre a construção da cultura de um povo, valorizando a inclusão e o respeito e considerando a pluralidade religiosa, étnica, estética e política da sociedade brasileira. Os participantes levarão cartazes, faixas e elementos em alusão ao tema.

Para organizar e garantir a segurança do evento, a Prodem – Progresso e Desenvolvimento Municipal fará a sinalização e interdição das ruas da concentração e do trajeto, a partir das 7h da manhã, com liberação após o término do evento. O desfile percorrerá a Rua David de Oliveira, entre as ruas Síria (início) e Coronel Francisco Nogueira (dispersão).